A volta dos candidatos presidenciais com meta em Belém - TVI

A volta dos candidatos presidenciais com meta em Belém

Candidatos Presidenciais

Candidatos já andam na estrada, mas campanha oficial começa este domingo. Do Minho a Faro, concorrentes a Belém palmilham o país. Cavaco, Soares, Alegre, Jerónimo e Louçã entram na recta final da «caça ao voto»

Os candidatos aqueceram motores durante a pré-campanha, mas este domingo a «corrida» começa a sério. O PortugalDiário conta-lhe os caminhos por onde vão passar os concorrentes em Belém.

Nem com as sondagens a dar-lhe uma vantagem confortável, Cavaco Silva deixa de apostar forte na campanha eleitoral, reservando para este período visitas aos distritos mais populosos do país.

As regiões de Lisboa e Porto merecem destaque especial. As restantes acções são distribuídas pelos grandes distritos do Minho (Braga e Viana do Castelo), de Trás-os-Montes (Bragança e Vila Real), Beira Alta (Guarda e Castelo Branco) e Beira Litoral (Aveiro e Coimbra).

O mega-comício de encerramento da campanha realiza-se em Lisboa, mas Cavaco reserva para o dia anterior (19 de Janeiro) uma passagem por Viseu, distrito onde alcançou os seus melhores resultados eleitorais e é já apelidado de «Cavaquistão».

Antes do período oficial de campanha, Cavaco dedica dois dias à Madeira, bastião laranja comandado por Alberto João Jardim, que faz questão de apoiar o antigo primeiro-ministro.

A sul, Mário Soares começa a campanha oficial, já com estrada palmilhada numa pré-campanha bem cheia. O candidato apoiado pelo PS passa por Monsaraz, Évora, Beja e Faro, com dois comícios, e na segunda-feira vai a Grândola, ao Seixal, visita a Lisnave, percorre as ruas do Barreiro a pé e termina de novo, no palanque, em Setúbal. Os comícios ou jantares-comícios serão uma constante no programa do ex-Presidente da República, que no penúltimo dia de campanha estará na FIL em Lisboa. A campanha termina no Porto, no Pavilhão Rosa Mota, mas já no dia 14, num comício no Coliseu Invicta, Soares deverá receber a primeira «ajuda» do secretário-geral do PS, que já gravou tempos de antena para o candidato presidencial.

O ex-chefe de Estado «atira-se» para uma dura volta com passagem em Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Viana do Castelo e Braga. A atenção do ex-Presidente da República centra-se a norte da capital, sobretudo depois de nos últimos dias de pré-campanha e no início da semana, Lisboa e o sul terem sido os locais de eleição.

Na noite de sábado para domingo, os apoiantes de Manuel Alegre reuniram-se nas sedes para assinalar o início da campanha e ler poesia. Já na segunda-feira, e na estrada de novo, Manuel Alegre concentra a caravana junto ao Forte de Peniche, iniciando viajando por Leiria e Santarém. Na segunda-feira, o candidato independente está em Coimbra, terminando o dia com um comício-festa no Teatro Gil Vicente, no qual Pacman e Jorge Palma irão cantar.

Em movimento ascendente, a caravana de Alegre sobe pelo litoral e desce pelo interior: Viseu, Braga, Caminha, Chaves, Castelo Branco, Portimão, Évora, Beja, Faro, Estarreja, Aveiro, Gaia, Matosinhos - onde irá passar pela lota -, Almada, Setúbal, Alcochete, voltando a Lisboa para terminar a campanha com um jantar na sua terra natal, Águeda.



Tanto Francisco Louçã como Jerónimo de Sousa escolheram a área metropolitana de Lisboa para o arranque oficial da campanha para a eleição presidencial. O candidato apoiado pelo Bloco de Esquerda tem agendado um comício em Queluz, enquanto Jerónimo almoçará em Odivelas, seguindo para a vizinha Loures, onde participará num comício.

O secretário-geral dos comunistas visitará, entre 8 e 20 de Janeiro, o Alentejo, os distritos do Porto, Braga, Coimbra, Santarém e, em mais do que uma ocasião, o distrito de Setúbal. Já Louçã tem agendadas passagens por Torres Novas, Coimbra e Beja.

Para o encerramento das actividades de campanha, no dia 20, Jerónimo de Sousa escolheu o Porto, onde, às 21h30, fará um comício. Louçã fica na capital. Um jantar-comício na antiga FIL, à Junqueira, foi o evento final escolhido pela candidatura do líder bloquista.
Continue a ler esta notícia