Madeira: nove partidos entregam listas no tribunal - TVI

Madeira: nove partidos entregam listas no tribunal

Praia madeirense

É a maior participação de sempre num acto eleitoral regional no arquipélago

Nove forças partidárias entregaram no Tribunal Judicial do Funchal listas às eleições legislativas da Madeira, o que representa a maior participação de sempre num acto eleitoral regional no arquipélago, disse à agência Lusa fonte judicial.

A mesma fonte adiantou que até às 18:00 de hoje, quando terminou o prazo para apresentar as listas para as eleições de 9 de Outubro, formalizaram as candidaturas os seis partidos e a coligação com assento no Parlamento Regional: PSD, PS, CDU, CDS-PP, BE, MPT e PND.

A estes juntaram-se, ainda, PAN e o PTP, que se estreiam nestas eleições.

O sorteio das listas realiza-se às 10:30 de quarta-feira no mesmo Tribunal.

Cinco forças partidárias repetem este ano os mesmos cabeças de lista das eleições de 2007: Alberto João Jardim (PSD), Edgar Silva (CDU), José Manuel Rodrigues (CDS-PP), Roberto Almada (BE) e João Isidoro (MPT).

O PS apostou em Maximiano Martins para liderar a lista, enquanto o PND escolheu o antigo presidente da associação ambientalista Quercus, Hélder Spínola, para primeiro candidato.

A opção do PTP recaiu sobre o antigo candidato à Presidência da República, José Manuel Coelho, que foi também deputado do PND na Assembleia Legislativa Regional, enquanto o PAN tem como cabeça de lista Rui Almeida.

Desde as primeiras eleições regionais, em 1976, o PSD tem sido o partido mais votado na Região Autónoma da Madeira, obtendo, sempre, maiorias absolutas no hemiciclo madeirense.

A maior vitória dos sociais-democratas verificou-se em 1980, com o PSD a conquistar 65,33 por cento dos votos e 35 dos 44 lugares que a Assembleia Legislativa tinha então.

Nas últimas eleições regionais, em 2007, antecipadas na sequência da demissão do presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, devido à aprovação da Lei das Finanças Regionais pelo Governo socialista de José Sócrates, o PSD conquistou 33 dos 47 lugares no Parlamento Regional ao conseguir uma votação de 64,24 por cento.

O PS, com 15,42% de votação, sentou na Assembleia Legislativa Regional sete deputados. CDU (5,4%) e CDS (5,34%) elegeram, cada um, dois parlamentares.

Os restantes três lugares no Parlamento madeirense pertencem ao BE (2,98%), MPT (2,26%) e PND (2,08%).
Continue a ler esta notícia