Sondagem: PSD vence e Cavaco também - TVI

Sondagem: PSD vence e Cavaco também

Partido de Passos Coelho venceria eleições, mas sem maioria. Cavaco seria reeleito à primeira volta

Relacionados
Se as legislativas fossem hoje, o PSD seria o vencedor, mas sem maioria absoluta. No entanto, uma sondagem da Intercampus para a TVI mostra que o PS não sai muito castigado depois das medidas de austeridade apresentadas. É, aliás, o PSD que mais perdeu em comparação com sondagens anteriores.

Ninguém sabe se as legislativas estão mesmo mais perto do que o previsto, mas se fossem hoje o PSD sairia vencedor, sem maioria absoluta. Para conseguir ter peso maioritário no parlamento, teria de contar com o CDS.



O partido de Passos Coelho conta com 35,2% das intenções de voto, enquanto que o PS de Sócrates conta com 32%. Segue-se o PCP, com 11,1% e o Bloco de Esquerda com 10.6%. Por último, o CDS com 9,1%.

Esta projecção de Outubro, da Intercampus para a TVI foi feita com base numa sondagem em que 33,3% dos inquiridos declarou que não ia votar ou não quis responder.

Cavaco consegui vitória na primeira volta

Em relação às eleições presidenciais Cavaco Silva seria reeleito e à primeira volta. O actual presidente ainda não apresentou recandidatura mas mantém-se na liderança das intenções de voto. Todavia, nos últimos meses, Manuel Alegre viu reduzida a diferença que o separa de Cavaco Silva.

Segundo a projecção da Intercampus para a TVI o actual presidente colhe 55,5% das intenções de voto. Logo seguido de Alegre, com 30,7%. O comunista Francisco Lopes que apresentou candidatura em Setembro entra directamente para o terceiro lugar, com 5,6%. Fernando Nobre fica com 4,9% e o socialista Defensor Moura com 1,2%.

Esta projecção foi feita com base numa sondagem onde 29,9% dos inquiridos disse que não ia votar ou não manifestou opinião.

FICHA TÉCNICA

Sondagem Intercampus para a TVI, realizada entre os dias 4 e 6 de Outubro de 2010, com o objectivo de conhecer a opinião da população portuguesa sobre temas da actualidade. Universo constituído pela população portuguesa, com mais de 18 anos, residente em Portugal continental.

Com recolha através de entrevista telefónica, a amostra é constituída por 609 entrevistas: 51,6% dos entrevistados do sexo feminino, 48,4% do sexo masculino, 31,7% dos entrevistados com idades entre os 18 e os 34 anos, 34,3% entre os 35 e os 54 anos e 34,0% dos indivíduos com mais de 55 anos.

Por regiões 18,2% dos entrevistados residem no norte litoral, 13,8% no grande Porto, 18,7% no interior, 18,1% no centro litoral, 21,3% na grande Lisboa e 9,9% no sul o erro de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é de mais ou menos 3,97%

Nos resultados de temas sobre política, e quando aplicável, é feita uma distribuição proporcional de registo de não respondentes, sem opinião e abstenção, passando a usar-se a expressão «projecção».
Continue a ler esta notícia

Relacionados