«Para o Governo é rico quem ganha 419,20 euros» - TVI

«Para o Governo é rico quem ganha 419,20 euros»

Pedro Filipe Soares

Bloco de Esquerda acusa executivo de considerar que «não há ninguém demasiado pobre para não pagar mais impostos»

O Bloco de Esquerda acusou esta quarta-feira o Governo de considerar ricas as pessoas que ganham 419 euros, devido aos cortes aplicados ao subsídio de desemprego e outras prestações sociais, classificando, ironicamente, a estratégia do executivo como «empobrecimento regenerador».

«Para o Governo é rico quem ganha 419,20 euros. Afinal os ricos ganham 419 euros em Portugal e vivem acima das possibilidades do país e têm de ter um corte de 10% no seu rendimento», disse o deputado do BE Pedro Filipe Soares, durante a comissão de orçamento e Finanças, que decorreu durante quase quatro horas no Parlamento.

E concluiu: «Para este Governo não há pobre que seja pobre suficiente que não possa ser cortado», prolongando, com a flexibilização das metas do défice, «a penalização dos mais pobres».

O BE acusa ainda o Governo de não assumir as suas responsabilidades quanto ao falhanço nas metas orçamentais do ano corrente e na receita que tem vindo a aplicar.

«Lendo o relatório [do Orçamento] percebemos é que o Governo não assume responsabilidades, não diz ao país o que correu mal, e insiste na receita errada».

Pedro Filipe Soares disse ainda que o Orçamento do Estado «não será exequível» e que as projeções do Governo «não estão baseadas na realidade. Há aqui um ato de fé do Governo».
Continue a ler esta notícia