CDU e Bloco culpam PS e PSD pela abstenção elevada - TVI

CDU e Bloco culpam PS e PSD pela abstenção elevada

Eleições Europeias: populares votam

Ana Gomes, do PS, diz estar de «consciência tranquila»

Relacionados
Segundo a projecção da Intercampus para a TVI/Rádio Clube Português, a abstenção em Portugal vai situar-se entre os 61,5% e os 65,5%.

LEIA AS REACÇÕES

19H05Francisco Lopes, CDU: «Tratam-se de números muito elevados, que atestam o distanciamento existente entre a União Europeia e os cidadãos, nomeadamente pela recusa em referendar o Tratado de Lisboa. Neste aspecto, PS e PSD têm responsabilidades particulares».

19H06 José Manuel Pureza, Bloco de Esquerda: «Estes valores são elevados, preocupantes e desafiantes», embora seja prematuro dizer se são mais elevados do que na última vez, porque tal pode ser evitado. De qualquer forma, há culpas a atribuir ao PS e o PSD».

19h10 Pedro Mota Soares CDS-PP: «É uma abstenção muito elevada. Se há cinco anos houve uma leitura política, dizendo que se tratava de uma penalização do Governo, agora também deve ser feita essa leitura».

19h13: Ana Gomes, PS: «Se forem esses números, não serão muito diferentes de 2004. Participação baixa revela que cidadãos portugueses não têm consciência da importância do Parlamento Europeu. Tenho consciência de tudo ter feito, não só na campanha, mas durante o mandado, sobre a importância do Parlamento. Tenho alguma mágoa por muitas vezes não sermos ajudados pelos media. Assumo a minha quota parte, embora tenha consciência tranquila».

19h19: Almeida Santos, PS: «A democracia tem convivido com votações à volta dos 50% e os americanos não se queixam disso. Falta consciencialização do significado das coisas. Políticos terão alguma culpa, mas acho que os portugueses e os europeus em geral já deviam ter outra consciência. Está um dia bom para ir para a praia, para quê votar

19h40 Marques Guedes, PSD: «O dia eleitoral decorreu sem problemas. Preocupação pelos elevados níveis de abstenção, idêntico há cinco anos. Estamos preocupados e consideramos que os números são demasiado elevados. Tudo fizemos para esclarecer as pessoas. Quero agradecer a todos os que foram votar, exerceram direito e escolha».
Continue a ler esta notícia

Relacionados