Portugal tem mais deputadas - TVI

Portugal tem mais deputadas

  • Portugal Diário
  • 6 mar 2008, 12:15

Dados do Eurostat revelam que essa proporção não existe no Governo

Relacionados
A percentagem de mulheres na Assembleia da República é superior à média dos parlamentos nacionais europeus, mas no governo português a proporção de ministros do sexo feminino fica muito aquém da média dos 27, segundo dados divulgados esta quinta-feira, em Bruxelas.

O Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) publicou uma série de dados, relativos a 2007, por ocasião do Dia Internacional da Mulher que se comemora este sábado, 8 de Março, noticia a agência Lusa.

Homens não fomentam igualdade no lar

Em 2007, em média na União Europeia (UE), um quarto dos membros dos Parlamentos nacionais (23 por cento mais precisamente) e um quarto dos ministros do governo (24 por cento) eram mulheres.

Portugal estava quatro pontos acima da média na percentagem de mulheres membros do parlamento (com 27 por cento) mas tinha menos 12 pontos percentuais na proporção de ministros.

Quase metade dos membros do parlamento eram mulheres na Suécia (47 por cento) e Finlândia (42), enquanto que no final da tabela estavam Malta (9) e Hungria e Roménia (11).

Mais de metade dos ministros do governo eram mulheres na Finlândia (60 por cento), havendo uma percentagem elevada na Suécia (45) e Espanha (41).

No final da tabela estavam a Roménia, sem qualquer mulher no governo, seguida pela Grécia e Eslováquia (6 por cento), Eslovénia (11) e Portugal (12).

Outras conclusões do Eurostat indicam, por exemplo, que uma proporção superior de homens foi ao cinema (53 por cento para 50 de mulheres) ou assistiu a eventos desportivos (53 para 29), enquanto as mulheres ficaram à frente na ida ao teatro (34 para 29) ou na leitura de livros (74 para 67).

O Dia Internacional da Mulher é comemorado todos os anos a 8 de Março porque nesse dia, em 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicar a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas.

Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde entretanto deflagrara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como «Dia Internacional da Mulher».

De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

O Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) é a organização estatística da Comissão Europeia que produz dados estatísticos para a União Europeia e promove a harmonização dos métodos estatísticos entre os estados membros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados