Chefe da diplomacia europeia revela conversa com Cavaco - TVI

Chefe da diplomacia europeia revela conversa com Cavaco

Federica Mogherini com Cavaco Silva [Foto: Lusa]

Federica Mogherini está de visita a Lisboa. Vai reunir-se ainda com o ministro da Defesa, o primeiro-ministro e o ministro dos Negócios Estrangeiros. Depois, irá ao Parlamento

Relacionados
A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, defendeu esta terça-feira, após uma audiência com Cavaco Silva em Belém, uma ação da União Europeia para garantir que a Líbia alcance uma «solução estável» e evitar que o terrorismo se espalhe aos países vizinhos e à Europa.

«Discutimos os recentes desenvolvimentos trágicos na margem sul do Mediterrâneo, começando pela Líbia, situação que nos preocupa muito e que requer a preocupação e ação de toda a União Europeia para garantir que o país consiga finalmente uma solução estável e que o risco de instabilidade e de terrorismo não se espalhe na região, em primeiro lugar aos países vizinhos e à Europa».


Federica Mogherini falava numa declaração aos jornalistas no Palácio de Belém, após uma audiência de cerca de 45 minutos com o Presidente da República português, Aníbal Cavaco Silva, no início da visita oficial que realiza esta terça-feira a Portugal.

«Tivemos uma reunião muito boa com o Presidente, a quem agradeci por me ter recebido hoje, na minha primeira visita oficial a Lisboa como alta representante, como parte das minhas visitas aos Estados-membros para criarmos juntos a nossa política comum em assuntos externos e de segurança, em tempos que são extremamente difíceis para a Europa e para cada um dos nossos Estados-membros, com ameaças e desafios, quer a sul, quer a leste».


A também vice-presidente da Comissão Europeia referiu que durante o encontro com o chefe de Estado português foi abordada a situação na Ucrânia e «a necessidade de garantir que o acordo que foi alcançado em Minsk seja completamente aplicado, em todas as partes».

Outro assunto discutido na audiência foi o processo de paz no Médio Oriente, com Mogherini a defender a «necessidade de relançar as negociações» e a abordar «o papel da União Europeia no Quarteto», composto também pela Organização das Nações Unidas, Rússia e Estados Unidos.

A situação na África subsaariana, nomeadamente no Golfo da Guiné, também foi debatida, com a chefe da diplomacia europeia a mencionar ter agradecido ao Presidente da República o «papel positivo que Portugal tem tido, em cooperação com a União Europeia, naquela região, para tentar aumentar a estabilidade numa área que é fundamental para todo o Mundo».

A agenda da visita da alta representante a Portugal prossegue com uma reunião com o ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar Branco, seguida de uma audiência com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. Federica Mogherini realiza depois um almoço de trabalho e uma conferência de imprensa com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, no Palácio das Necessidades.

Depois, desloca-se para a Assembleia da República, onde será recebida pela presidente, Assunção Esteves, reunindo-se depois com os deputados das comissões parlamentares dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, dos Assuntos Europeus e da Defesa Nacional.

O último ponto da agenda de Federica Mogherini prevê um encontro com investigadores, especialistas e líderes de opinião em assuntos externos de Portugal e da União Europeia, na sede da representação da Comissão Europeia em Lisboa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados