Nobre saúda «boa notícia» sobre execução orçamental - TVI

Nobre saúda «boa notícia» sobre execução orçamental

Fernando Nobre em Lisboa [MARIO CRUZ / LUSA]

Mas candidato presidencial lembra esforço feito dos portugueses

Relacionados
O candidato presidencial Fernando Nobre saudou esta terça-feira como «boa notícia» a execução orçamental melhor do que o esperado anunciada pelo Governo mas lembrou que esse resultado «custou muito» aos portugueses, escreve a Lusa.

Em declarações aos jornalistas à margem de uma visita de campanha ao mercado de Campo de Ourique, em Lisboa, Fernando Nobre afirmou que Portugal ter conseguido ter mais receita e travar o crescimento da despesa «também custou muito aos portugueses e sabemos que 2011 vai ser particularmente desagradável para grande parte da populalção».

Em relação à folga orçamental de 800 milhões de euros, anunciada esta terça-feira pelo primeiro-ministro, José Sócrates, o candidato afirmou que «grande parte vem da incorporação do fundo de pensões da Caixa Geral de Depósitos».

«Temos que reconhecer o esforço conseguido mas que também foi pago em grande parte pelo povo português», salientou.

Quanto à garantia dada pelo primeiro-ministro de que Portuggal não precisa de ajuda financeira externa, Fernando Nobre afirmou «apreciar essa postura» de não encarar a chamada do Fundo Monetário Internacional «como se fosse uma fatalidade».

O candidato afirmou que uma entrada do FMI seria «ainda mais violento do que o Orçamento de Estado para 2011» e aludiu aos países que já tiveram que recorrer a ajuda financeira externa, como a Grécia e Irlanda, que está «à beira da implosão social».
Continue a ler esta notícia

Relacionados