Fã de Santana ao lado de Manuela - TVI

Fã de Santana ao lado de Manuela

Ferreira Leite na Figueira da Foz

«Estou ao lado de quem estiver no PSD», garante a «peixeira» da Figueira da Foz, que ocupou lugar de destaque na arruada de Ferreira Leite

Celeste Russa é peixeira e dona de dois restaurantes na Figueira da Foz. Fervorosa apoiante de Santana Lopes, esteve este sábado a animar a arruada que passou rapidamente pela cidade, lado a lado com a candidata a primeira-ministra.

Chegou ao local marcado, trajou-se a rigor com as bandeiras da comitiva, colocando uma na cabeça para que se veja bem o quanto «ama o PSD» e agitou os jotas: «Gritem gente!»; «gritem!». Os mais novos responderam à voz de comando sem hesitar, porque Celeste Russa, a peixeira da Figueira, como é conhecida, tem história e tradição no partido.

No fim, à tvi24.pt, não deixou transparecer que aquele percurso lhe soube a pouco - sobretudo para quem já fez campanha de porta a porta, sem desanimar - e chamou à arruada «jeitosa».

Já as saudades de Santana Lopes, essas Celeste não esconde e recorda com um sorriso «a maravilha que foi quando ele cá esteve». Mas «a vida dele é lá; eu entendo», disse resignada.

Outras «apaixonadas» do candidato social-democrata a Lisboa, que faziam companhia a Celeste no final da volta, antecipavam já a ida à capital para a «vitória» de Santana Lopes, no próximo dia 11 de Outubro.



Questionada sobre se na sua Figueira não esperava uma «volta» maior, Celeste Russa percebe que a «drª Manuela esteja cansada» e até já «parece mais magra».

E rapidamente arranja uma frase para conter mais perguntas sobre a diferença entre «o seu Santana» e Ferreira Leite: «Foram poucos [na arruada], mas bons!», referindo-se às presenças de Paulo Mota Pinto, Duarte Silva e Alexandre Relvas. Sem esquecer, claro, outra apoiante de «alma e coração» de Santana, Maria José Valério.



Afinal, a peixeira de Santana, fã número 1 do antigo primeiro-ministro, é antes de tudo PSD. «E quando se é PSD dá-se sempre a cara pelos candidatos. Estou ao lado de quem estiver no PSD», lembrando-nos que, como nos disse em 2005, quando o agora candidato autárquico perdeu as eleições, Celeste é antes de mais «Sá-carneirista».
Continue a ler esta notícia