Incêndios: Governo acusado de fazer «propaganda» - TVI

Incêndios: Governo acusado de fazer «propaganda»

Incêndio no Marão

«Desmantelamento do Ministério da Agricultura» agravou problemas da floresta, afirma PCP

Relacionados
O PCP acusou esta sexta-feira o Governo de fazer «propaganda» sobre a prevenção e combate a incêndios florestais, sem conseguir resolver os problemas da floresta, que foram agravados pelo «desmantelamento do Ministério da Agricultura», avança a Lusa.

«A incapacidade de resolução dos problemas vem do próprio Ministério, com sucessivas mudanças de cadeiras, equipas, chefes e estratégias, sem que se analisem e expliquem as causas do insucesso», denunciou a Comissão Nacional do PCP para as Questões da Agricultura em comunicado, a propósito dos incêndios dos últimos dias no Norte do país.

Para o Partido Comunista Português (PCP), o que está em causa são políticas agrícolas erradas, a «liquidação de milhares de explorações agro-florestais e a inoperância do Governo».

O atraso na realização do cadastro florestal, o não funcionamento da rede de postos de vigia durante 24 horas por dia e «as prometidas mas sempre adiadas quinhentas equipas de sapadores florestais» são algumas das consequências desta «má gestão», segundo os comunistas.

O PCP apela ao investimento na luta contra os incêndios, através da valorização do espaço rural, apoios à produção agrícola, agilização de apoios ao dispositivo de combate e rejeição da privatização das matas públicas, e vai pedir explicações no Parlamento sobre esta matéria aos ministros do Ambiente e da Agricultura.
Continue a ler esta notícia

Relacionados