Sondagem: Isaltino esmaga em Oeiras, Narciso não vence em Matosinhos - TVI

Sondagem: Isaltino esmaga em Oeiras, Narciso não vence em Matosinhos

Isaltino Morais tem grande vantagem sobre Marcos Perestrello. Em Matosinhos o vencedor é Guilherme Pinto

Na corrida à câmara de Oeiras, de acordo com a sondagem da Intercampus para a TVI, Isaltino Morais leva a dianteira com uma vantagem de mais de 17 pontos percentuais sobre o candidato do Partido Socialista. Já em Matosinhos é o PS que vai à frente. Narciso Miranda, como candidato independente está a uma distância de 9 pontos do actual presidente da câmara, Guilherme Pinto.

Isaltino recolhe 42 por cento das intenções de voto e leva uma vantagem de mais de 17 pontos percentuais sobre Marcos Perestrello, o candidato do Partido Socialista. Em terceiro lugar, está a coligação PSD e CDS/PP, «Mais Oeiras», com 19 e meio por cento, seguida da CDU, com 6,8 por cento, e por fim o Bloco de Esquerda com, 3,6 por cento.

Após um interregno de quatro anos, o histórico autarca Narciso Miranda quer voltar à presidência da câmara. Mas, nesta sondagem, quem vai à frente, com 38,6 por cento das intenções de voto, é o candidato do PS e actual presidente da câmara. Em segundo lugar, a uma distância de 9 pontos, está a candidatura independente de Narciso Miranda, «Matosinhos Sempre».

Em terceiro lugar, com 21,1 por cento das intenções de voto, está a coligação PSD e CDS/PP, que apresenta a proposta «Matosinhos merece melhor». Em 4º lugar, a CDU, com 4,7 por cento, e o Bloco de Esquerda com uma projecção de 3,2 por cento das intenções de voto. A margem de erro desta sondagem é de 4 pontos percentuais.

Confira a ficha técnica

Sondagem INTERCAMPUS para a TVI e Rádio Clube Português, realizada entre os dias 04 e 07 de Outubro de 2009, com o objectivo de conhecer a intenção de voto para a presidência da Câmara, junto da população recenseada nos concelhos de Matosinhos e Oeiras.

Universo constituído pela população recenseada, residente nestes concelhos. Com recolha através de entrevista directa e pessoal, simulação de voto em urna, a amostra é constituída por 600 entrevistas efectivas nos concelhos de Matosinhos e Oeiras.

No concelho de Matosinhos, 49,3% dos entrevistados são do sexo Feminino, 50,7% do sexo Masculino, 4% dos entrevistados com idades entre os 18 e os 24 anos, 47,7% entre os 25 e os 44 anos, 30,2% entre os 45 e os 64 anos e 18,2% dos indivíduos com mais de 65 anos.

No concelho de Oeiras, 52,5% dos entrevistados são do sexo Feminino, 47,5% do sexo Masculino, 4,3% dos entrevistados com idades entre os 18 e os 24 anos, 38,3% entre os 25 e os 44 anos, 36,7% entre os 45 e os 64 anos e 20,7% dos indivíduos com mais de 65 anos.

O erro de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é de mais ou menos 4% para Matosinhos e Oeiras. Nos resultados de temas sobre política, e quando aplicável, é feita uma distribuição proporcional de registo de não respondentes, sem opinião e abstenção, passando a usar-se a expressão «Projecção¿».
Continue a ler esta notícia