Ministra sabe valor da dívida dos hospitais - TVI

Ministra sabe valor da dívida dos hospitais

Ministra da Saúde, Ana Jorge [Mário Cruz/Lusa]

Mas não avança com o valor total das dívidas do Serviço Nacional de Saúde. No Parlamento, Ana Jorge trocou uma dívida de mil milhões de euros por um milhão

Relacionados
A ministra da Saúde, Ana Jorge, disse esta quarta-feira que o Governo vai anunciar ao país a dívida total do Serviço Nacional de Saúde (SNS), tendo afirmado que a dívida dos hospitais EPE ascende a «um milhão de euros», noticia a Lusa.

Questionada à saída do lançamento da campanha «Missão Sorriso», Ana Jorge lembrou que o fundo aprovado pelo Governo para pagar as dívidas diz respeito às facturas já vencidas. «Foi aprovado no dia 02 pelo Conselho de Ministros o pagamento das dívidas e a constituição de um fundo para pagar dívidas várias e entre elas a do sector da Saúde», começou por dizer a titular da pasta.

Ministra da Saúde não sabe valor das dívidas do SNS

Ana Jorge explicou depois que as dívidas a pagar são as que «estão já vencidas, que são no valor de um milhão de euros». O secretário de Estado Francisco Ramos tinha avançado na terça-feira que as dívidas nos hospitais públicos com gestão empresarial ascendiam a «cerca de mil milhões de euros».

Dívida total ainda por saber

«As dívidas são as que estão já vencidas, no valor de um milhão de euros. E no dia em que sair o decreto-lei, o Ministério da Saúde dará conta de qual é a dívida total dos hospitais EPE. Portanto, [o país] será devidamente informado do conjunto das dívidas do Ministério da Saúde», acrescentou a ministra.

Os chamados hospitais EPE são os que estão legalmente definidos como Entidades Públicas Empresariais. Quando questionada se essa dívida ainda não está calculada, Ana Jorge garantiu estar calculada e ser conhecida. «No dia em que sair o decreto-lei nós daremos conta dela», garantiu.

Perante nova insistência dos jornalistas para definir qual o valor que estava a falar, a ministra afirmou: «O fundo é constituído por um milhão de euros. Por via da saída do decreto-lei [o país] será informado de qual o valor global da dívida do Ministério da Saúde».

O «não sei» da ministra

Terça-feira, após o debate na especialidade no Parlamento do Orçamento de Estado para 2009, a ministra começou por responder aos jornalistas um «não sei» à pergunta de quanto é a dívida na Saúde, para de seguida indicar o secretário de Estado adjunto e da Saúde como a melhor pessoa para responder.

Na ocasião, Francisco Ramos referiu que no final de Agosto, nos «hospitais que constituem o universo empresarial do Serviço Nacional de Saúde, havia uma dívida total de cerca de mil milhões de euros e com a disponibilidade de 850 milhões de euros».
Continue a ler esta notícia

Relacionados