PSD: Ferreira Leite à frente - TVI

PSD: Ferreira Leite à frente

Rui Rio com Manuela Ferreira Leite

Santana Lopes fica a quatro pontos da ex-ministra das Finanças, com 25 por cento, e Pedro Passos Coelho recolhe 15,5 por cento

Relacionados
Manuela Ferreira Leite recolhe cerca de 29 por cento dos votos, numa sondagem sobre as eleições directas no PSD, realizada pela Eurosondagem para a SIC/Expresso e Rádio Renascença. Santana Lopes fica em segundo lugar com 25 por cento e, em terceiro, está Pedro Passos Coelho com 15,5 por cento.

O quarto colocado nesta corrida interna é Alberto João Jardim, com 10 por cento, que ainda esta sexta-feira afirmou não ter decidido se será candidato às eleições directas. Neto da Silva e Patinha Antão recolhem três por cento das preferências dos inquiridos.

Os inquiridos nesta sondagem foram ainda convidados a escolherem para primeiro-ministro entre os candidatos à liderança do PSD e o actual chefe do Governo: José Sócrates sai vitorioso em todos os cenários.

Caso seja Ferreira Leite a vencer as directas, Sócrates ganha as eleições legislativas com uma vantagem de 6,5 por cento. Com Santana Lopes, o actual primeiro-ministro ganha com uma vantagem de 7 pontos percentuais, com Passos Coelho por 12 por cento e com Alberto João Jardim 21 por cento.

Segundo este estudo, Ferreira Leite é assim a candidata melhor colocada para concorrer com o actual primeiro-ministro às eleições legislativas de 2009.

Numa reacção a este estudo, a ex-ministra das Finanças afirmou-se «tranquila» e Pedro Passos Coelho considerou estar «optimista» com o terceiro lugar quando ainda se passaram apenas «duas semanas de campanha».

Este estudo de opinião foi efectuado pela Eurosondagem, S.A. para o Expresso, SIC e Rádio Renascença, de 23 a 29 de Abril de 2008. O Universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando em lares com telefone da rede fixa, num total de 1.032 entrevistas validadas. O erro máximo da amostra é de 3,05 por cento, para um grau de probabilidade de 95,0 por cento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados