Os pontos comuns entre o PCP e a CGTP - TVI

Os pontos comuns entre o PCP e a CGTP

  • Portugal Diário
  • 26 mar 2008, 13:52
Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa explica que questões sociais dos trabalhadores, que estão a ser atacadas pelo Governo, aproxima comunistas e Intersindical

Relacionados
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou esta quarta-feira que existem «pontos comuns» e «convergência de objectivos» entre PCP e CGTP-IN em torno das questões sociais que se colocam aos trabalhadores portugueses, resultantes da «ofensiva do Governo PS», noticia a Lusa.

«Mais do que colaboração é a convergência em torno dos objectivos das grandes questões sociais que estão colocadas aos trabalhadores portugueses», referiu o secretário-geral do PCP, depois de uma reunião com o líder da CGTP, Carvalho da Silva.

«Com o avanço de alterações de fundo na legislação laboral, a situação em que se encontra hoje o mundo do trabalho, em termos de desemprego, precariedade faz com que haja pontos comuns em termos de análise e perspectiva de acção», entre o PCP e a CGTP-IN, afirmou Jerónimo de Sousa, acrescentando: «Com cada qual no seu sítio, obviamente».

Segundo Jerónimo de Sousa, «a CGTP, com o último congresso, afirmou-se como uma grande central sindical dos trabalhadores portugueses, e o PCP, tendo em conta a sua natureza e identidade, recorrendo à acção política institucional, encontrará essa visão comum a partir dos problemas concretos, que resultam desta ofensiva do governo do PS».

O secretário-geral da CGTP-IN afirmou, por seu lado, existir «uma grande identidade» em relação a grandes temas pela necessidade de resposta à «destruição do aparelho produtivo, que tem levado ao aumento do desemprego e da emigração, em particular dos jovens portugueses».

«É preciso conjugar a acção social com a acção política, para que as coisas mudem a favor dos trabalhadores e do desenvolvimento do país», defendeu Carvalho da Silva.
Continue a ler esta notícia

Relacionados