Oposição ataca descida do IVA - TVI

Oposição ataca descida do IVA

  • Portugal Diário
  • /PO
  • 28 mar 2008, 13:26
Sócrates

Sócrates faz vénia ao esforço dos portugueses nos últimos dois anos

José Sócrates defendeu esta sexta-feira no Parlamento, durante o debate quinzenal, o uso de «off-shores» para rentabilizar dinheiros públicos e anunciou que devia fazer uma vénia aos portugueses pelo esforço que fizeram nos últimos dois anos e que permitiu que o défice descesse.

Foi, aliás, esta descida do défice que permitiu ao Governo descer o IVA de 21 para 20 por cento. Uma descida que dominou o debate quinzenal desta sexta-feira.

Mas essa medida fiscal não convenceu a oposição. Francisco Louçã, do Bloco de Esquerda, confrontou o primeiro-ministro com as fortunas que não pagam imposto em off-shores, desvalorizando o impacto da redução do IVA sobre os consumidores.

«A casa não está em ordem. Os portugueses têm dívidas maiores que os seus salários. Sabemos que há 23 mil milhões de euros em off-shores que se tivessem pago imposto teríamos um superavit de dois por cento. O problema do país não é orçamental, é de justiça», afirmou Louçã no debate.

«Nim» à descida do IVA

O líder parlamentar do PSD, Santana Lopes, considerou errada a descida de um por cento do IVA em Julho, defendendo que o Governo deveria esperar mais tempo e fazer uma descida com mais impacto.

Já o CDS-PP desconfia que a redução venha a beneficiar, de facto, os consumidores. E o PCP defende que o grande desafio de Sócrates seria descer o IVA até aos 19 por cento.

Leia mais aqui sobre o debate quinzenal no Parlamento
Continue a ler esta notícia