Sócrates convidou Passos para formar Governo - TVI

Sócrates convidou Passos para formar Governo

Tomada de posse do Governo (Tiago Petinga/Lusa)

O então líder do PSD e atual primeiro-ministro não aceitou, mas Sócrates diz que Portugal precisa de novas eleições

José Sócrates convidou Passos Coelho, quando este estava na oposição, para formar Governo. «Falei duas ou três vezes ao então líder da oposição nessa possibilidade. Isso foi recusado porque o líder da oposição queria ser primeiro-ministro», revelou numa entrevista à radio TSF.

Agora que Pedro Passos Coelho está no poder, conhece o sabor dessa rejeição: «Muito bem, agora é primeiro-ministro. Mas agora é o líder do PS que lhe diz, dois anos depois, que não aceita ir para o Governo nestas circunstâncias, o que eu compreendo muito bem».

Uma entrevista a propósito do livro sobre a tortura que o ex-primeiro-ministro vai lançar esta quarta-feira, mas que foi um abrir do livro do José Sócrates acerca da vida política portuguesa entre os dias do fim do seu mandato e a atualidade.

A hipotética revisão constitucional também lhe mereceu uma leitura: «José Sócrates afirma que um cenário de revisão constitucional deve ser, a esta altura, a linha vermelha de Seguro. «Espero uma oposição frontal, porque todos aqueles que acham que se deve transformar a Constituição num centro de disputa política, estão a cometer um erro», conta a TSF.

O antigo governante vê no horizonte um cenário de «eleições» antecipadas em caso de segundo resgate ou programa cautelar. «Isso passará naturalmente por eleições e verdadeiramente acho que é o que o país precisa».
Continue a ler esta notícia