Cavaco: «E eu digo: Yes, you can» - TVI

Cavaco: «E eu digo: Yes, you can»

Cavaco Silva

Presidente da República encerra roteiro com mensagem aos jovens portugueses

Relacionados
O Presidente da República, Cavaco Silva, encerrou este sábado o seu «Roteiro para a Juventude» dizendo aos jovens portugueses «Yes, you can» (Sim, vocês podem), incitando-os a acreditarem nas suas capacidades perante a eventual dificuldade em conseguirem emprego, refere a Lusa.

Depois de ter visitado uma oficina de dois jovens que constroem guitarras e o Clube Português de Artes e Ideias, na Fábrica da Pólvora, em Oeiras, o Presidente da República sintetizou o seu «Roteiro para a Juventude» como uma jornada dedicada a «acarinhar os empreendedores da arte e da cultura» e a destacar «bons exemplos».

«Eu tenho uma grande confiança nos jovens portugueses. Neste tempo em que se fala tanto de crise é bom apresentar bons exemplos, para não ficarmos deprimidos, para a auto-estima não ir abaixo», disse.

«Eu digo sempre aos jovens que, perante a dificuldade que eventualmente tenham de encontrar o primeiro emprego, não se deixem abater pelo desânimo, acreditem nas suas capacidades», acrescentou o Presidente da República.

Cavaco Silva recordou que na sexta-feira um jovem lhe repetiu o lema do recém-eleito presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, «Yes, we can» (Sim, podemos).

«E eu digo: Yes, you can» (Sim, vocês podem)», rematou o Presidente da República.

Antes, na oficina de Carnaxide onde os jovens Hugo e António trabalham com o mestre Gilberto Grácio e formaram uma empresa de construção manual de guitarras, Cavaco Silva elogiou-os, apontando-os como «dois bons exemplos de empreendedorismo individual».

O Presidente da República considerou que «estes ofícios estão um pouco esquecidos mas estão a ser redescobertos» e disse esperar «que a tradição não morra e que possa continuar depois, por outros jovens que sejam atraídos por estes».

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, esteve presente nas visitas de hoje e Cavaco Silva perguntou-lhe se «nunca quis aprender a tocar».

Isaltino respondeu-lhe que não toca mas canta, embora «só depois das duas da manhã».
Continue a ler esta notícia

Relacionados