O PS registou uma ligeira subida nas intenções de voto, de acordo com as sondagens diárias da Pitagórica para a TVI. Os socialistas subiram 0,3 pontos percentuais de segunda (35,3%) para terça-feira (35,6%). Em sentido inverso, o PSD perdeu os mesmos 0,3 pontos percentuais (de 28,9%, para 28,6%)
Os números desta terça-feira não chegam para inverter a diferença de sete pontos percentuais que separam os dois partidos nesta campanha eleitoral
O terceiro partido com mais intenções de voto, de acordo com a sondagem da Pitagórica para a TVI, Jornal de Notícias e TSF, continua a ser o Bloco de Esquerda, que também subiu de ontem para hoje, uns escassos 0,4 pontos percentuais (de 9,1% para 9,5%). A CDU mantém os 7,8% das intenções de voto de ontem.
Já o CDS-PP desceu nas intenções de voto: de 4,5%, baixou para 4,2%. O PAN também registou uma variação negativa de 0,3 pontos percentuais e está agora com 2,9% nas intenções de voto.
O LIVRE está hoje com 1,5% das intenções de voto, tal como estava ontem. O CHEGA subiu 0,2 pontos percentuais e está com 1,3%. Aliança subiu 0,5 pontos percentuais e Iniciativa Liberal desceu 0,2 e ambos estão agora com 1,1% nas intenções de voto.
O impacto da exposição mediática
António Costa regista também uma ligeira recuperação no que toca ao impacto da exposição mediática, embora se mantenha em terreno negativo. O secretário-geral dos socialistas tinha vindo a subir, mas desceu drasticamente de 29 (-5,0%) para 30 de setembro (-11,1%). Esta terça-feira, registou uma melhoria e está agora nos 10,1% negativos.
Rui Rio, o líder do PSD registou uma descida drástica, no que toca ao impacto da exposição mediática, embora se mantenha em terreno positivo. A 30 de setembro estava nos 17,2% e um dia depois está nos 11,8%.
Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, tem vindo a melhorar nesta matéria, nos últimos dias. Está agora com -3,1%. Jerónimo de Sousa desceu, mas está em terreno positivo, com 1,7%.
A pior avaliação da exposição mediática aos líderes partidários é agora de Assunção Cristas, que está com 17,6% negativos, seguida de André Silva, do PAN, com 15%.
Pedro Santana Lopes (ALIANÇA) ESTÁ COM 1,5% e Joacine Katar Moreira (LIVRE) regista a maior subida e o melhor impacto mediático junto dos eleitores, com 37,5%.
Carlos Pinto (Iniciativa Liberal) está com 11,8% e André Ventura (CHEGA) caiu para os -22,8%. Marinho e Pinto (PDR) está com um impacto mediático negativo junto dos eleitores de -25%.
FICHA TÉCNICA DA SONDAGEM
Durante 4 dias (27 a 30 de setembro 2019) foram recolhidas diariamente pela Pitagórica para a TVI, o JN e a TSF uma sub-amostra de 150 entrevistas representativa do universo eleitoral português (não probabilístico), tendo por base os critérios de género, idade e região.
O resultado do apuramento dos 4 últimos dias de trabalho de campo, implica uma amostra 600 indivíduos que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±4,07%.
A seleção dos entrevistados foi realizada através de geração aleatória de números de “telemóvel” mantendo a proporção dos 3 principais operadores identificados pelo relatório da ANACOM, sempre que necessário são selecionados aleatoriamente números fixos para apoiar o cumprimento do plano amostral.
As entrevistas são recolhidas através de entrevista telefónica (CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing).
O estudo tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores portugueses, sobre temas relacionados com as eleições, nomeadamente os principais protagonistas, os momentos da campanha bem como a intenção de voto nos vários partidos.
A taxa de resposta foi de 59,94% , a direção técnica do estudo é de Rita Marques da Silva. A taxa de abstenção expressa na sondagem é de 3,8%% a que acresce 43,5% que na abordagem inicial se recusaram a responder à entrevista por não pretenderem votar nesta eleição, totalizando 47,3% de abstenção.
A Ficha técnica completa bem como todos os resultados foram disponibilizados junto da ERC que os disponibilizará oportunamente para consulta online.