NATO: Verdes querem saber quanto custa a cimeira - TVI

NATO: Verdes querem saber quanto custa a cimeira

Medidas de segurança no Parque das Nações (Hugo Beleza)

Os Verdes, que vão participar numa manif anti-NATO, apontaram baterias a vários ministérios. Querem saber por que há tantos detidos e estrangeiros impedidos de entrar no país

Relacionados
O Partido Ecologista Os Verdes questionou, esta sexta-feira, o Governo sobre os custos do Estado com a realização da cimeira da NATO em Lisboa e sobre o fundamento da prisão e da recusa de entrada de activistas no país.

Numa pergunta entregue na Assembleia da República e a que a Lusa teve acesso, a deputada Heloísa Apolónia pede aos ministérios das Finanças e dos Negócios Estrangeiros que disponibilizem «informação detalhada sobre o valor gasto com a realização da cimeira da NATO, tendo em conta todas as acções, serviços e compras relacionadas com a mesma, e todas as entidades e departamentos envolvidos».

No mesmo documento, Os Verdes - que participará este sábado na manifestação anti-NATO, em Lisboa - afirmam também que a realização da cimeira, gerou «um sistema de segurança inédito no país», que pode «subverter e violar princípios democráticos de participação, se forem cometidos exageros», por isso, querem um esclarecimento do ministério da Administração Interna sobre quantas detenções já foram realizadas e com que fundamentação, e ainda sobre quantas pessoas foram detidas.

Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras entre as 00:00 de quarta-feira e as 10:00 de sexta, 18 pessoas foram detidas e 181 estrangeiros foram impedidos de entrar no país.
Continue a ler esta notícia

Relacionados