Amado acredita que Obama vem a Portugal - TVI

Amado acredita que Obama vem a Portugal

Dia da mulher na Casa Branca

Ministro admite que cimeira da NATO será «um quebra-cabeças»

ACTUALIZADA ÀS 23h56

O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) admitiu, esta quarta-feira, no Porto, que a cimeira da NATO em Lisboa será «um quebra-cabeças» do ponto de vista logístico e vai «envolver um grande aparato em termos de segurança», escreve a Lusa.

«[A cimeira] será, sem dúvida, do ponto de vista logístico, um quebra-cabeças», afirmou esta noite Luís Amado, à margem de uma das Conferências do Palácio, que terminaram esta quarta-feira e que foram realizadas pela Associação Comercial do Porto, no Palácio da Bolsa.

O ministro explicou que «a principal preocupação é organizar bem uma cimeira muito difícil e exigente, [que] vai envolver um grande aparato em termos de segurança dada a presença de muitas delegações em Lisboa».

Em causa, acrescentou, está a «presença dos chefes de Estado de todos os Estados-membros da Aliança», com destaque para «as delegações dos EUA e, eventualmente, da Rússia».

«Acreditamos que sim, que o presidente [Barack] Obama estará na cimeira», disse Luís Amado, salientando que «seguramente a sua presença valorizará muito a cimeira».

«Naturalmente que esperamos que o novo conceito estratégico da NATO seja aprovado na cimeira de Lisboa, o que constituirá, por si, um elemento de referência para a importância da cimeira», afiançou.

A cimeira da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em Portugal está marcada para Novembro e durante a mesma deverá ser aprovado o novo conceito estratégico da Aliança.

Obama com Cavaco e Sócrates

O presidente dos Estados Unidos estará em Portugal, em Novembro, tendo paralelamente encontros com o Presidente da República e com o primeiro-ministro.

«Durante a sua presença no país, o presidente dos Estados Unidos reunir-se-á com as autoridades oficiais portuguesas», disse à agência Lusa fonte diplomática.
Continue a ler esta notícia