Aborto: PSD não falou sobre a lei - TVI

Aborto: PSD não falou sobre a lei

Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD

Eventual revisão à lei da interrupção voluntária da gravidez não foi objecto de «nenhuma apreciação», diz Luís Montenegro

Uma eventual revisão à lei da interrupção voluntária da gravidez (IVG) não foi objecto de «nenhuma apreciação» no grupo parlamentar social-democrata, afirmou hoje o líder da bancada, Luís Montenegro.

«Não foi objecto de nenhuma ponderação ainda», afirmou Montenegro quando questionado pelos jornalistas se o PSD tencionava rever a lei da IVG durante esta legislatura.

Perante a insistência da pergunta, o líder parlamentar do PSD respondeu que aquela matéria «não foi objecto de nenhuma apreciação no grupo parlamentar».

O jornal «i» avançou esta quarta-feira que PSD e CDS-PP afastam para já uma revisão da lei mas defendem que seja avaliada a forma como está a ser aplicada, numa altura em que a legislação em Espanha deverá ser revista para pôr fim à despenalização do aborto, materializando uma promessa eleitoral do PP espanhol.

O líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, manifestou-se, entretanto, frontalmente contra uma reavaliação da actual lei da IVG, afirmando que os socialistas são «contra qualquer retrocesso nesse domínio».

«O PS entende que não há qualquer razão para alterar a actual lei sobre interrupção voluntária da gravidez. É uma lei que decorre de um referendo e que tem mostrado ser uma lei equilibrada e adequada às circunstâncias», respondeu.

Carlos Zorrinho disse que essa possível intenção de PSD e CDS reavaliarem a lei do aborto «não faz qualquer sentido».
Continue a ler esta notícia