Bloco exige investigação a agressões da GNR a estudantes - TVI

Bloco exige investigação a agressões da GNR a estudantes

Manifestação de estudantes no Porto

BE entregou requerimento ao Ministério da administração Interna para «apurar responsabilidades»

Relacionados
O Bloco de Esquerda entregou um requerimento ao Ministério da Administração Interna para «apurar responsabilidades» sobre a intervenção de agentes da GNR, acusados por vários estudantes de «recorrerem à violência quando estes seguiam para uma manifestação», refere a Lusa.

Segundo o BE, a 26 de Novembro, estudantes de várias escolas secundárias do Distrito do Porto foram convocados para se concentrarem na Praça da Liberdade e na Avenida dos Aliados para «demonstrar descontentamento para com as políticas da Educação».

Às instalações dos bloquistas chegaram denúncias de que no mesmo dia agentes da GNR agrediram alunos da Escola Secundária Arquitecto Oliveira Ferreira, em Arcozelo, que tentavam mobilizar outros colegas para seguirem com eles para uma manifestação na Avenida dos Aliados, no Porto, contra as políticas de Educação.

Em comunicado, o Bloco explica que «considerando que a concentração num espaço público como forma de manifestação, e considerando que o apelo a esta concentração fazem parte da liberdade democrática de todos os cidadãos e cidadãs, não compreendemos esta atitude».

O requerimento foi entregue pela deputada Alda Macedo e tem como objectivo apurar a realidade dos factos bem como compreender quem pediu a presença da GNR na referida escola e compreender se, segundo a Administração Interna, ou alunos podem ou não apelar à mobilização de colegas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados