Alegre lamenta «excesso de protagonismo» dos líderes partidários - TVI

Alegre lamenta «excesso de protagonismo» dos líderes partidários

Manuel Alegre quer «derrotar PSD»

Socialista votou numa escola de Lisboa

Relacionados
O ex-candidato presidencial Manuel Alegre lamentou o «excesso de protagonismo» dos líderes partidários nas últimas campanhas eleitorais, incluindo nas eleições autárquicas, defendendo que a vida política não se esgota nos «chefes dos partidos».

«Um [sinal] preocupante, tenho que o dizer, é o excesso de protagonismo dos líderes partidários. Já nas legislativas os candidatos a deputados praticamente desapareceram. Agora nas autárquicas, tirando aqueles mais mediáticos, aparecem demasiado os líderes partidários e acho que isso é um afunilamento muito grande da vida política», disse, após exercer o seu direito de voto numa escola de Lisboa.

E reforçou: «A vida política não são só os chefes dos partidos e os líderes dos principais partidos. E nas eleições autárquicas os principais protagonistas são os cidadãos, muitos deles anónimos, homens e mulheres que se batem pelos interesses das suas terras, das suas localidades, muitos deles com sacrifício das suas vidas pessoais.»

O histórico socialista apontou, apesar de tudo, como «sinal reconfortante» das actuais eleições autárquicas, a circunstância de existirem «milhares e milhares de portugueses candidatos e candidatas a participarem», o que constitui «um sinal de vitalidade» da democracia portuguesa.

Manuel Alegre fez ainda um apelo ao voto: «Está um dia bonito para votar (...) o mar está aqui perto, mas as mesas de voto também.»

«Faço este apelo com alguma emoção porque sou do tempo em que não se podia votar e as eleições eram falsas. Agora é a festa da democracia é a possibilidade de as pessoas votarem livremente e em consciência, acho que isso não se deve perder», referiu.

Eleitor número 23.827, Manuel Alegre de Melo Duarte votou numa mesa de voto instalada num contentor anexo à escola secundária Filipa de Lencastre, que se encontra em obras, tendo chegado acompanhado dos filhos e dos netos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados