Menezes anuncia no Porto mil milhões de investimento em... Gaia - TVI

Menezes anuncia no Porto mil milhões de investimento em... Gaia

Luís Filipe Menezes no XXX Congresso do PSD - Foto de Nuno Veiga/Lusa

Manuel Pinho marcou presença num evento que tentou deixar uma marca contra a crise

Relacionados
Setenta por cento dos mil milhões de euros de investimento captados nos últimos três anos pelo município de Gaia é privado, 200 milhões dos quais serão aplicados pelo Ikea numa nova loja e «retail park» a inaugurar em 2012.

Falando numa cerimónia de apresentação dos principais investimentos em curso e contratados em Gaia, o presidente da Câmara, Luís Filipe Menezes, destacou ainda a intervenção prevista na urbanização Vila d'Este, onde residem 17 mil pessoas e cuja remodelação está orçada em 20 milhões de euros, informa a agência Lusa.

Para a área do desporto foram canalizados mais de 10 milhões de euros de investimento, para os equipamentos culturais 26 milhões e para a educação 25 milhões de euros, segundo Luís Filipe Menezes, que destacou ainda os 80 milhões de euros a investir por privados na construção de um novo hospital e os 300 milhões de euros de investimento na área da habitação, «só considerando os projectos mais emblemáticos».

Na construção do teleférico entre a Serra do Pilar e o Cais de Gaia serão aplicados seis milhões de euros e na requalificação e ampliação da rede viária 110 milhões de euros.

Justificada por Luís Filipe Menezes como sendo um «sinal de esperança e optimismo» num «clima de crise internacional» que tem provocado em Portugal uma «conflitualidade social e política excessiva na sociedade portuguesa», a cerimónia contou com a presença do ministro de Economia, Manuel Pinho.

Cooperação

Na sua intervenção, o autarca de Gaia destacou a «cooperação institucional impecável», o «apoio permanente», o «carinho enorme» e a «boa vontade» demonstrados pelo ministério da Economia, assim como o «apoio total e irrepreensível da oposição camarária».

Já Manuel Pinho elogiou a «visão estratégica» do município de Gaia, considerando «verdadeiramente notável» a obra desenvolvida: «A conjuntura internacional é difícil. Temos -Governo, associações, autarquias e empresários - que estar cada vez mais unidos para promovermos investimento porque é isso que cria o progresso das sociedades, emprego, exportações e bem-estar».
Continue a ler esta notícia

Relacionados