PSD explica que Ferreira Leite criticou o Governo - TVI

PSD explica que Ferreira Leite criticou o Governo

Marques Guedes

Secretário-geral do partido critica reacção do PS

O secretário-geral do PSD, Luís Marques Guedes, explicou que as declarações de Manuela Ferreira Leite sobre um cenário de seis meses sem democracia foram «uma crítica à forma autoritária de governar» do Governo do PS, informa a agência Lusa.

«A dra. Manuela Ferreira Leite estava a fazer uma crítica à forma autoritária, errada, de governar do engenheiro Sócrates e deste Governo e ao fazer essa crítica ilustrou-a com aquilo que ela acha que não se deve fazer», afirmou Marques Guedes, em conferência de imprensa, na sede nacional do PSD.

Ferreira Leite «propõe» pausa na democracia

PS acusa-a de falta de «cultura democrática»

«Se houve alguém que não percebeu, seguramente que não era essa a intenção da dra. Ferreira Leite», acrescentou, condenando as críticas feitas pelo parlamentar do PS às declarações de Manuela Ferreira Leite.

De acordo com Marques Guedes, estas declarações foram «com certeza uma crítica forte à forma de governar autoritária deste Governo, ironicamente chamou a atenção que isso porventura seria próprio num regime não democrático, mas que em democracia não é forma de se trabalhar, de se governar».

Segundo o secretário-geral do PSD, todos os que ouviram ao vivo as declarações as interpretaram desta forma e por isso «a reacção da sala é uma reacção irónica, de sorrisos, quando a dra. Manuela faz essa crítica velada à forma de governar errática, autoritária, deste Governo».

Críticas ao PS

Luís Marques Guedes condenou por isso as críticas feitas pelo líder parlamentar do PS, Alberto Martins, às declarações da presidente do PSD, dizendo que «há limites para a crítica e para o combate político e esses limites são a seriedade e o respeito pela verdade».

«Quando esses limites não são respeitados cai-se na chicana política e, pior, no absurdo», acrescentou Marques Guedes, qualificando de «deslocadas e completamente impróprias» as críticas feitas pelo líder parlamentar do PS.

«Quero acreditar que o dr. Alberto Martins correu atrás de relatos truncados ou grosseiramente retirados do seu contexto, mas isso não desculpa nem a ligeireza nem o ridículo das acusações totalmente desfasadas da verdade dos factos que proferiu. Exigia-se outra responsabilidade e outro respeito pela verdade», concluiu Marques Guedes.
Continue a ler esta notícia