Nobel da Paz: Governo diz que reflecte importância dada a direitos humanos - TVI

Nobel da Paz: Governo diz que reflecte importância dada a direitos humanos

Liu Xiaobo (

Porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros sublinha que estes são valores consagrados na Constituição portuguesa

A atribuição do Nobel da Paz a Liu Xiaobo «reflecte a importância» dada pelo comité norueguês «aos direitos humanos e às liberdades fundamentais», igualmente consagrados na Constituição portuguesa, declarou esta sexta-feira a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, citada pela agência Lusa.

«A atribuição do Prémio Nobel da Paz a Liu Xiaobo reflecte a importância que o Comité Norueguês atribui aos direitos humanos e às liberdades fundamentais à escala universal, valores e princípios que estão vertidos na Constituição portuguesa», afirmou a porta-voz, Paula Mascarenhas.

Liu Xiaobo foi distinguido esta sexta-feira com o Nobel da Paz 2010 pela sua «luta longa e não violenta pelos direitos fundamentais da China», anunciou o Comité Nobel Norueguês.

O activista foi detido há quase dois anos, pela terceira vez, por actividades consideradas subversivas. Uma das principais figuras dos protestos de Tiananmen, em 1989, foi condenado por um tribunal de Pequim a 11 anos de prisão.

Pequim afirmou já que a atribuição do Nobel da Paz a Liu Xiaobo pode prejudicar as relações entre a China e a Noruega, considerando mesmo que a distinção do dissidente «é totalmente contrária aos princípios» deste galardão.

Liu Xiaobo junta-se, assim, a uma galeria de notáveis como Barack Obama (2009), Kofi Annan (2001), Ximenes Belo e José Ramos-Horta (1996), Nelson Mandela e Frederik Klerk (1993) e Aung San Suu Kyi (1991), entre outras personalidades e organizações internacionais.
Continue a ler esta notícia