Aeroporto: PSD defende margem Sul - TVI

Aeroporto: PSD defende margem Sul

  • Portugal Diário
  • 22 dez 2007, 13:45

E que este deve coexistir durante o máximo tempo possível com a Portela

Relacionados
O PSD defendeu hoje a construção do novo aeroporto de Lisboa na margem Sul, preferencialmente em Alcochete, e que este deve coexistir durante o máximo tempo possível com a Portela.

«Para o PSD não restam dúvidas que o novo aeroporto deve situar-se na margem Sul», afirmou, em conferência de imprensa no Porto, Jorge Costa, porta-voz da Comissão Política Nacional do PSD para a área das Obras Públicas.

«A Portela não está esgotada», sustentou, acrescentando que «o investimento de 400 milhões de euros em curso na Portela tem que ser devidamente rentabilizado», já que «não faz sentido» gastar tanto dinheiro «a curto prazo e em seguida começar a desactivar» a infra-estrutura.

Segundo referiu, «a Ota não tem condições técnicas», por se tratar de um projecto «demasiado caro» e por só ter possibilidade de absorver o tráfego aéreo entre 20 a 25 anos. «O novo aeroporto, para ser competitivo, não pode ter constrangimentos ou condicionantes de limitação ou acessibilidades», afirmou.

Para o PSD, enquanto a Portela continuar a operar pode começar a construção do novo aeroporto de Lisboa, de forma faseada. Jorge Costa afirmou ainda que para Lisboa ser competitiva, a captação do turismo e a organização de eventos internacionais «têm que ser tidas em conta».

O PSD espera agora «objectividade» por parte do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), a quem foi incumbido o estudo comparado sobre a localização do novo aeroporto internacional de Lisboa.

Jorge Costa referiu que o «elevado nível de investimento aconselha prudência». O PSD entende, disse, que «o debate não está fechado e que vale a pena ouvir outros técnicos». «O Governo fez ouvidos de mercador a esta questão», criticou Jorge Costa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados