Lei do Divórcio é «praticamente igual» à vetada por Cavaco - TVI

Lei do Divórcio é «praticamente igual» à vetada por Cavaco

Assembleia da República

Porta-voz do PS assume «diferentes percepções do mundo» entre o partido e o Presidente da República

Relacionados
O porta-voz do PS afirmou esta quarta-feira que a lei do divórcio aprovada no Parlamento é praticamente igual ao diploma vetado pelo Presidente da República, assumindo «diferentes percepções do mundo» entre o partido e Cavaco Silva.

«A intenção do PS era manter o diploma basicamente inalterado no seu conteúdo e no seu espírito, à excepção de um ou outro aspecto que merecia clarificação. Assim, o diploma sofreu apenas ligeiras alterações, havendo uma diferença assumida [com o Presidente da República] a nível da visão do mundo», afirmou Vitalino Canas, em declarações à agência Lusa.

Questionado sobre a possibilidade de Cavaco Silva voltar a vetar o regime jurídico do divórcio, o porta-voz do partido afirmou apenas que «cabe ao Presidente da República fazer uma análise de como exercer os seus poderes».

Vitalino Canas desdramatizou, contudo, a divergência entre o partido e o chefe de Estado, alegando que esta «não tem nenhum significado político profundo, nem representa nenhum drama».

«Trata-se de questões de opção política que se ancoram em diferentes percepções do mundo, nunca tendo sido levantada pelo Presidente da República nenhuma questão de natureza constitucional», salientou.

O regime jurídico do divórcio foi aprovado esta quarta-feira com alterações pontuais merecendo os votos favoráveis da esquerda parlamentar e de 11 deputados do PSD.

Divórcio é «uma grande marca desta legislatura»
Continue a ler esta notícia

Relacionados