Passos denuncia nomeações do Governo às escondidas - TVI

Passos denuncia nomeações do Governo às escondidas

Líder do PSD diz que «o Estado está a fazer nomeações para cargos intermédios da administração e, ao mesmo tempo, a solicitar que não sejam publicadas em Diário da República» antes da tomada de posse do próximo Governo

Relacionados
Passos Coelho surgiu esta segunda-feira ao ataque, denunciando uma prática que está a ser realizada pelo Governo, mas que está a ser escondida. Segundo o líder do PSD, há nomeações que não estão a ser publicadas em Diário da República.

A denúncia foi feita durante uma acção de campanha em Coruche e depois explicada aos jornalistas presentes no local.

«Tenho recebido, da parte de funcionários públicos, denúncias que apontam nesse sentido. O Estado está, nomeadamente no Ministério da Justiça, a fazer nomeações para cargos intermédios da administração e, ao mesmo tempo, a solicitar que essas nomeações não sejam publicadas em Diário da República, a não ser depois de o próximo Governo tomar posse. O que indicia, a ser verdade, uma atitude deliberada de ocultar as nomeações que estão a ser realizadas», começou por referir, acrescentando:

«É importante que se esclareça devidamente esta situação, porque o país não pode estar a reconhecer um tempo de transição eleitoral em que o Governo produz nomeações que não sejam justificadas e que não quer dar a conhecer ao país. Espero que o Governo clarifique o que se está a passar nesta matéria e que a Imprensa Nacional Casa da Moeda também o faça».

Quando questionado se possuía provas escritas, foi esclarecedor: «Tenho na minha posse diversos e-mails que foram trocados em serviços públicos e a imprensa nacional casa da moeda a solicitar claramente que estas publicações não aconteçam. Seria muito importante que o Governo esclarecesse se isto foi um abuso de alguém que não recebeu ordens superiores para esse efeito, se há outra condição qualquer que justifique que estes pedidos sejam realizados, mas é muito importante saber que nomeações têm de ser feitas e porque é que não têm sido publicadas em Diário da República».

Agora, Passos espera que o Governo «esclareça rapidamente esta matéria para que o país fique tranquilo quanto ao nível de nomeações que está a ser feito».

A denúncia foi feita durante uma acção de campanha na Associação de Regantes Vale do Sorraia. Perante uma plateia de agricultores, o líder do PSD garantiu que não irá para o Governo «substituir os boys do PS pelos boys do PSD». «Tudo aquilo que for gente bem preparada e competente, lá estará a trabalhar, mas não hesitarei um segundo, um segundo que seja, a limpar de lugares políticos da administração o que não é senão gente incapaz, que foi nomeada e continua a ser nomeada apenas para arranjar emprego a partidários e não a pessoas que merecem esses empregos».

Foi então que revelou as «denúncias que tem recebido da própria administração pública», acusação que voltou a fazer no exterior aos jornalistas. O líder do PSD diz que, «a ser assim, isto é de uma gravidade como nunca se viu em Portugal».

Já em Tomar, antes de uma arruada, Passos Coelho frisa que o que está em causa não são as nomeações em si. «Não porque não haja lugar a nomeações», diz, «mas não é normal que não sejam publicadas».



O líder do PSD diz que esta denúncia «não se trata de nenhum episódio de campanha» e garante que «o PSD não vai trazer incidentes nem episódios de campanha». «Não é por isso que se ganham ou perdem eleições», assegura. «É importante que o país saiba que o Governo que está em gestão não está a usurpar as suas competências e que as nomeações que possam estar a acontecer possam ser conhecidas».
Continue a ler esta notícia

Relacionados