Portugal apoia entrada da Sérvia na UE - TVI

Portugal apoia entrada da Sérvia na UE

Passos Coelho em Varsóvia

Passos Coelho recebe primeiro-ministro sérvio

Os primeiros-ministros de Portugal e da Sérvia abordaram esta segunda-feira as relações bilaterais nas áreas política, económica e cultural num encontro em São Bento, com Pedro Passos Coelho a garantir apoio à adesão da Sérvia à União Europeia.

Passos Coelho afirmou que os dois países têm «desenvolvido uma relação muito próxima», recordando o primeiro tratado assinado entre Portugal e a Sérvia celebrado há 100 anos, e que «a Sérvia tem todas as condições para ser o próximo país a integrar a União Europeia».

As relações comerciais entre os dois países «são ainda relativamente incipientes», e para «muitas empresas portuguesas, a posição geográfica da Sérvia pode ser uma grande oportunidade», disse o primeiro-ministro português.

Passos Coelho referiu também os «acordos de comércio que a Sérvia tem», quer nos Balcãs quer na Europa oriental, que «podem ser extremamente diferenciadores para os investidores portugueses», e que para a Sérvia interessa a posição de Portugal «junto dos países do Mercosul e África», nomeadamente Angola.

Toda a «região dos Balcãs é indispensável para uma Europa unificada, não é possível ter a Europa sem os Balcãs e não é possível ter os Balcãs dentro da Europa sem ter a Sérvia», acrescentou Passos Coelho.

O primeiro-ministro sérvio, Mirko Cvetkovic, em declarações conjuntas aos jornalistas no final da reunião, reforçou «o total apoio de Portugal às aspirações sérvias» de fazer parte da União Europeia.

Mirko Cvetkovic referiu-se também às relações entre a Sérvia e o Kosovo, defendendo uma «solução de paz para a região, que pode e deve ser resolvida por via diplomática» e do diálogo.

O primeiro-ministro sérvio afiançou ainda que «o comércio e o investimento num período de crise pode beneficiar os dois países».
Continue a ler esta notícia