Presidenciais: Francisco Lopes quer debates televisivos entre candidatos - TVI

Presidenciais: Francisco Lopes quer debates televisivos entre candidatos

Francisco Lopes

Candidato apoiado pelo PCP diz que as datas devem ser definidas «o quanto antes»

O candidato presidencial Francisco Lopes, apoiado pelo PCP, apelou, esta terça-feira, à realização de debates televisivos entre os candidatos às eleições de 23 de Janeiro, a dois e em conjunto, pedindo uma definição de datas «o quanto antes».

Em comunicado divulgado esta terça-feira, a candidatura de Francisco Lopes defendeu a realização de debates televisivos «com todos os candidatos» presidenciais, considerando que estes momentos são «incontornáveis para o esclarecimento do povo português sobre o posicionamento e propostas de cada uma das candidaturas».

O candidato comunista afirma ter «profunda preocupação face à indefinição das televisões para a concretização dos debates, em tempo útil» e reclama uma explicitação das posições das restantes candidaturas sobre esta matéria.

A candidatura de Francisco Lopes já escreveu às direcções de informação das três estações televisivas «sublinhando que ¿as exigências que se colocam nesta fase no plano da programação da pré-campanha e campanhas eleitorais e que aconselham a ter, quanto antes, uma perspectiva quanto às datas e modelo dos debates a realizar'».

Defendendo a realização de debates «a dois entre os candidatos, sem prejuízo de um debate final conjunto», o candidato apoiado pelo PCP e Verdes, afirma que «não são aceitáveis argumentos artificiosos para uma fuga ao debate que cada um dos principais órgãos de comunicação social tem o dever de promover».
Continue a ler esta notícia