Denunciou e foi suspenso - TVI

Denunciou e foi suspenso

Computador

EXCLUSIVO:Funcionário da câmara de Alpiarça descobriu consultas a sites pedófilos e foi suspenso

Um funcionário da câmara de Alpiarça está suspenso durante 18 meses por ter denunciado a utilização de computadores e linhas telefónica da autarquia para acesso a sites de conteúdo pedófilo. Técnico de informática na autarquia, Ricardo Vaz, afirma que «detectou a situação» no exercício da suas funções.

Ao PortugalDiário, Ricardo Vaz confirmou que se encontra suspenso, por lhe ter sido movido um processo disciplinar, acusando-o de difamação a outro funcionário da câmara. O técnico de informática confirmou ainda os relatos da imprensa local, que davam conta de uma intervenção que fez na reunião do executivo (23 de Fevereiro), denunciando publicamente a situação.

O funcionário usou da palavra, no tempo destinado aos munícipes, denunciando publicamente o acesso a sites de conteúdo pornográfico e pedófilo através dos computadores da câmara. Ricardo Vaz afirmou que os acessos aconteceram através de um modem, num telefone da autarquia ¿ realçando que isso mesmo poderia ser confirmado através da facturação detalhada desse número, comparando com o «histórico» da Internet dos computadores.

Ricardo Vaz ¿ que está a cumprir a segunda semana da suspensão ¿ afirmou que irá responder à nota de culpa, adiantando que, enquanto técnico de informática da autarquia, apagou o «histórico» dos computadores «para evitar que inadvertidamente alguém pudesse dar com aquelas porcarias». Mas, rapidamente novos dados surgiam de consultas a tais sites.

Contactado pelo PortugalDiário, o presidente da câmara de Alpiarça, Joaquim Rosa do Céu, eleito pelo PS, preferiu não comentar o assunto. «Isso é matéria de processo e não compete ao presidente da câmara pronunciar-se». Questionado se a autarquia mandou averiguar as denúncias feitas, Joaquim Rosa do Céu apenas disse que «há autoridades neste país que tratam desses assuntos».

O presidente da câmara confirmou, ainda, que o funcionário se encontra suspenso e que deverá receber proximamente a nota de culpa para elaborar a sua defesa.
Continue a ler esta notícia