«Cartaz não viola a lei», diz PGR - TVI

«Cartaz não viola a lei», diz PGR

  • Portugal Diário
  • 29 mar 2007, 22:40

Procuradoria analisou cartaz e concluiu que «por si só» não constitui crime de «discriminação racial ou religiosa»

Relacionados
A Procuradoria-Geral da República (PGR) analisou esta quinta-feira o cartaz do PNR contra a imigração e concluiu que «por si só» não constitui um crime de «discriminação racial ou religiosa», escreve a Lusa.

«O cartaz exposto em Lisboa por um partido político, com a mensagem "Basta de imigração", não preenche, por si só, os elementos típicos de ilícito criminal do artigo 240º. do Código Penal, que prevê e pune o crime de "Discriminação racial ou religiosa"», refere um esclarecimento da PGR.

Questionada pela Lusa, a assessora de imprensa da PGR, Ana Lima, afirmou, através de uma mensagem por e-mail, que a Procuradoria está a acompanhar «as acções e declarações dos responsáveis pelo cartaz».

«A Procuradoria-Geral da República acompanha as acções e declarações dos responsáveis pelo cartaz, no sentido de apurar se o mesmo poderá vir a constituir um veículo para a criação de condições que levem à prática de actos contra imigrantes», referiu.

«Se vier a concluir-se que se está perante um incitamento ou encorajamento à discriminação punida por lei», a PGR tomará «as medidas adequadas», disse.
Continue a ler esta notícia

Relacionados