PJ: Almeida Rodrigues toma posse - TVI

PJ: Almeida Rodrigues toma posse

Almeida Rodrigues, director nacional da Polícia Judiciária

Cerimónia contará com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, e do ministro da Justiça, Alberto Costa

Relacionados
O novo director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Almeida Rodrigues, toma posse esta sexta-feira à tarde, em cerimónia que contará com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, e do ministro da Justiça, Alberto Costa, escreve a Lusa.

A cerimónia decorrerá pelas 15:30 no Salão Nobre do Ministério da Justiça, em Lisboa.

José Maria de Almeida Rodrigues, até agora subdirector nacional adjunto na Directoria de Coimbra da PJ, sucede ao magistrado Alípio Ribeiro à frente da Polícia Judiciária, o qual apresentou a demissão do cargo ao ministro da Justiça.

Almeida Rodrigues, 49 anos, licenciado em Direito, é coordenador de investigação criminal da PJ, tendo sido um dos três directores nacionais adjuntos no mandato do antigo director nacional da Judiciária Santos Cabral.

De acordo com o seu currículo oficial, José Maria de Almeida Rodrigues é natural de Viseu, onde nasceu a 10 de Agosto de 1958, sendo licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Exercia o cargo de subdirector nacional adjunto da PJ na Directoria de Coimbra desde 2006.

PJ: Morgado satisfeita com novo director

«É um novo ciclo que começa», diz ex-director da PJ

Em Agosto de 2004 foi nomeado director nacional adjunto da PJ, tendo representado a PJ em diversos eventos internacionais, designadamente na Cimeira de Chefes de Polícia e na Assembleia-Geral da Interpol.

Em Novembro de 2000 foi nomeado subdirector nacional-adjunto na Directoria de Coimbra.

Antes, em Agosto de 1999, foi nomeado responsável pela Inspecção de Aveiro da Polícia Judiciária e em Setembro do mesmo ano colaborou com o Instituto Nacional de Polícia e Ciências Criminais, tendo ministrado, na Directoria de Coimbra, um curso de formação jurídica na área do direito penal e direito processual penal.

Em Outubro de 1996, prestou assessoria técnica à Polícia Judiciária de Cabo Verde, tendo merecido público louvor do ministro da Justiça e da Administração Interna daquele país.

Em Novembro de 1995 foi nomeado responsável pela Secção Regional para o Combate à Corrupção, Fraudes e Infracções Económicas e Financeiras da Directoria de Coimbra da PJ.

PJ: magistrados pedem explicações do Governo

Em Julho de 1991 colaborou com o Instituto Nacional de Polícia e Ciências Criminais na concepção e docência de cursos sobre tráfico e viciação de veículos automóveis, e em Outubro de 1990 orientou a formação de agentes estagiários.

Em Julho de 1982 tomou posse como agente estagiário na Directoria de Lisboa e em Novembro de 1981 iniciou o curso de formação de agentes estagiários na escola de Polícia Judiciária.

Foi o primeiro classificado no Curso de Inspectores, segundo no Curso de Coordenadores e primeiro no concurso para Coordenador Superior de Investigação Criminal.

Em 26 anos de carreira, com excepção da primeira classificação de serviço em que obteve Bom com distinção, foi sempre classificado com Muito Bom.
Continue a ler esta notícia

Relacionados