BPN: Francisco Lopes acusa Cavaco e Alegre de «distraírem as atenções» - TVI

BPN: Francisco Lopes acusa Cavaco e Alegre de «distraírem as atenções»

Presidenciais 2011 [LUSA]

Candidato apoiado pelo PCP exige esclarecimentos «a todos de tudo»

Relacionados
O candidato Francisco Lopes reclamou «esclarecimentos a todos e de tudo» o que está relacionado com o caso BPN, acusando Cavaco Silva e Manuel Alegre de pretenderem «distrair as atenções» para iludir responsabilidades.

Em entrevista à RTP1, o candidato apoiado por PCP e Partido Ecologista Os Verdes nunca exigiu especificamente que Cavaco Silva esclareça, como pediu Manuel Alegre, a quem vendeu e comprou as acções da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), antiga dona do Banco Português de Negócios (BPN).

«Exijo esclarecimentos a todos e de tudo», disse Francisco Lopes, reclamando que se clarifique «quem são responsáveis da fraude e a quem serviu a fraude», bem como quem são os responsáveis pela nacionalização do banco ¿ que são, no seu entender, «Cavaco Silva, como Presidente da República, o Governo do PS, a maioria da Assembleia da República e o próprio candidato Manuel Alegre», deputado socialista na anterior legislatura.

«Cavaco Silva procura distrair as atenções da fraude que houve antes da intervenção do Estado, falando das administrações anteriores; Manuel Alegre procura distrair¿nos das responsabilidades do Governo, de Cavaco Silva e dele próprio na intervenção que houve, que levou à apropriação pública do buraco do BPN», sustentou Francisco Lopes.

O candidato a Belém voltou a referir-se a apoiantes de Cavaco Silva como «promotores da fraude», nomeadamente ao anterior responsável do BPN, Oliveira e Costa, que «foi ministro e financiador da sua campanha presidencial em 2006».

Francisco Lopes concluiu que «a decisão do Presidente da República é guiada não pelo interesse nacional, mas, em todas as circunstâncias, para favorecer os grupos económicos e financeiros».
Continue a ler esta notícia

Relacionados