Nobre apresenta João Ermida como mandatário - TVI

Nobre apresenta João Ermida como mandatário

Fernando Nobre (Miguel A. Lopes/Lusa)

Candidato presidencial descreve-o como «profundo conhecedor do mundo financeiro» e um «homem solidário»

Relacionados
O candidato à Presidência da República Fernando Nobre apresentou esta quarta-feira, no Porto, o seu mandatário nacional, João Ermida, «profundo conhecedor do mundo financeiro» e «homem solidário», que faz «a simbiose perfeita entre humanismo e economia», noticia a Lusa.

«João Ermida conhece profundamente o mundo financeiro, o mundo empresarial e o mundo da sociedade civil. No João Ermida fez-se a simbiose perfeita entre humanismo e economia, que o faz ser hoje escutado e consultado pela sua particular experiência e lucidez», afirmou Fernando Nobre, na apresentação do mandatário nacional, que decorreu no Palácio da Bolsa do Porto.

Num discurso em que reafirmou a «isenção, cidadania e suprapartidarismo» da sua candidatura, Fernando Nobre destacou o carácter «humanista» e «solidário» de João Ermida, que «ocupou cargos de destacada relevância na alta finança global e nacional e conhece como poucos os enormes desafios que enfrentamos».

«Sabe, por outro lado, melhor do que a grande maioria de nós todos, as oportunidades que a actual situação oferece e que urge aproveitar», realçou.

Citando o filósofo e político humanista Marcus Tullius Cícero, no ano 55 antes de Cristo, o candidato a Belém referiu que «o orçamento nacional deve ser equilibrado, as dívidas públicas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada».

«Os pagamentos a governos devem ser reduzidos, se a nação não quiser ir à falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública», disse o presidente da AMI-Assistência Médica Internacional.

«Enorme emoção»

Admitindo a sua «enorme emoção» ao receber o convite de Nobre para desempenhar as funções de mandatário nacional, João Ermida defendeu que o candidato pode, enquanto Presidente da República, «continuar a levar o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo de forma elevada, pois esses mesmos cantos já conhecem o seu trabalho».

Fernando Nobre «personifica na íntegra as características do povo português, que edificaram e continuam a edificar todos os dias este nosso país», salientou Ermida, assinalando a sua «capacidade de empreender» e de «adaptabilidade».

«Precisamos de alguém que com estas características dirija a Presidência do nosso país. Alguém em quem o povo e os partidos políticos possam depositar confiança na hora de julgar as situações e auxiliar na resolução das mesmas», frisou o mandatário nacional de Nobre.

João Ermida, 45 anos, tem um longo percurso no mundo financeiro, tendo já passado por uma sociedade de corretagem, pelo Citibank Portugal (onde foi vice-presidente) e pelo Grupo Santander, que abandonou em 2003.
Continue a ler esta notícia

Relacionados