Educação: «Não haverá aspectos inconciliáveis» - TVI

Educação: «Não haverá aspectos inconciliáveis»

Isabel Alçada

Diz ministério depois de reuniões com dirigentes sindicais dos professores

Relacionados
O secretário de Estado adjunto e da Educação garantiu esta quarta-feira, após reunião com dirigentes sindicais dos professores, que não haverá «aspectos inconciliáveis» e apontou «o enorme passo de aproximação do Governo relativamente às posições defendidas por estas organizações».

«O Ministério da Educação reuniu hoje, de novo, com as organizações sindicais representativas dos professores e educadores de infância. Quero registar o enorme passo de aproximação do Governo relativamente às posições defendidas por estas organizações», afirmou Alexandre Ventura, numa declaração escrita enviada à agência Lusa.

No decorrer do processo negocial, Alexandre Ventura mostrou-se convicto de que se vai «assistir à aproximação dos sindicatos às posições defendidas pelo Governo, nomeadamente no que se prende com as consequências da avaliação».

«Pretende-se que a avaliação contribua para a melhoria da escola pública. Pretende-se um sistema de avaliação que devolva a serenidade às escolas, que distinga a qualidade e promova a excelência», disse, assegurando que «não haverá aspectos inconciliáveis, porque ambas as partes pretendem alcançar estes objectivos».

Segundo o governante, esta foi «apenas uma de várias reuniões» do processo negocial, observando que se trata de uma «negociação global, em que se cruzam aspectos da avaliação e do Estatuto da Carreira Docente».

«Aproveito para assinalar a atitude construtiva manifestada pelas organizações sindicais representativas dos professores e educadores de infância. Estou certo de que conseguiremos chegar a bom porto e que alcançaremos soluções em que a escola pública seja valorizada», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados