PSD: «PS mente e não diz ao que vai» - TVI

PSD: «PS mente e não diz ao que vai»

Nogueira Leite foi a voz do PSD para responder às críticas do PS

Nogueira Leite acusou esta terça-feira o PS de «mentir» e «não saber ao que vai» quando critica a redução da Taxa Social Única (TSU), uma vez que se debruçou sobre algo que não está proposto no programa do PSD. O economista sugeriu ainda que o PS não sabe fazer contas, afirmando que «Teixeira dos Santos faz falta».

«Não me sinto menorizado por responder em questões de finanças públicas ao dr. Santos Silva mas acho curioso que quem se engana nas contas em 2008, 2009 e como já vimos, em 2010, tenha o desplante, ignorando os detalhes da nossa proposta, de fazer as afirmações que fez», criticou.

«O PS no pré-programa que apresentou não diz ao que vai. Porque trazido Portugal a esta situação, difícil e lamentável não sabe o que fazer. Mais uma vez na sua reacção ao nosso programa voltamos a ver mais do mesmo. Oposição à oposição. Como nada tem a dizer sobre o que realmente propomos, ataca o que afinal não está no nosso programa. Mentindo», disse o conselheiro nacional social-democrata.

«O dr. Santos silva está a colocar no PSD uma medida que não está no programa. Mais uma vez a mentira», afirmou António Nogueira Leite que lembra que a redução da TSU está prevista pela Troika.

«Está no acordo com a troika. Também foi referido que há receitas de outros impostos, nomeadamente, impostos sobre bens que são males sociais, como por exemplo o tabaco, que podem ser utilizados para compensar esta perda de receita. Portanto, o exemplo que quis dar era apenas para mostrar o irrealismo da contestação algébrica do senhor ministro Santos Silva».

Nogueira Leite disse, a título de exemplo, que a compensação do buraco causado pela redução em quatro pontos da TSU podia ser compensada com um aumento da taxa máxima do IVA na conta da luz .

Por fim, Nogueira Leite deixou uma ironia: «Começa-se a sentir, e eu julgaria que nunca viria a dizer isto, a falta do dr. Teixeira dos Santos».
Continue a ler esta notícia