2008: votar fora da freguesia - TVI

2008: votar fora da freguesia

  • Portugal Diário
  • 31 dez 2007, 20:00
Ministro da Administração Interna, Rui Pereira. (Lusa/Tiago Petinga)

MAI vai ainda «mexer» na coordenação das várias polícias e melhorar o 112

Relacionados
O Ministério da Administração Interna promete mudar a forma como os portugueses votam em 2008. No Orçamento de Estado para o novo ano está prevista a possibilidade de votar fora da sua freguesia de recenseamento através do voto eleitoral presencial.

As novidades na segurança do país estão concentradas na nova Lei de Programação das Instalações e Equipamentos das Forças de Segurança e no novo Sistema de Segurança Interna, que prevê mudar a cooperação entre as várias policias, com a criação de um secretário-geral, que estará na dependência directa de José Sócrates, e que terá competência para chamar a si o comando de operações, em alguns casos de criminalidade especialmente violenta, como o terrorismo.

A PSP e a GNR vão continuar a receber as novas armas de 9mm, coletes balísticos e novas viaturas. As esquadras da PSP e os postos da GNR vão ser alvo de mais obras e a distribuição territorial das forças de segurança vai seguir. No entanto, a reestruturação das forças de segurança não prevê a entrada de novos efectivos.

Nos planos do MAI para 2008 estão ainda novas funcionalidades para o serviço 112, um reforço de vigilância na Costa portuguesa, ao nível do tráfico de droga, a segunda e terceira fase do SIRESP, Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal, o lançamento do Cartão do Cidadão Estrangeiro e aprovação de um Plano Nacional de Explosivos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados