Ferreira Leite compara Governo de Sócrates ao Estado Novo - TVI

Ferreira Leite compara Governo de Sócrates ao Estado Novo

Líder do PSD diz que «a nossa democracia está doente»

Relacionados
Manuela Ferreira Leite comparou, este sábado, o Governo de José Sócrates com o que havia «antigamente», numa alusão ao período de ditadura do Estado Novo, no seu discurso do 35º aniversário do PSD.

Sócrates: «Oposição sem alternativas»

«Antigamente tinha-se medo da prisão caso se discordasse do poder instituído. Hoje tem-se medo de perder o negócio ou o emprego», disse, revelando o «medo de retaliações e de falar com desconhecidos ou ao telemóvel».

A líder do PSD considera «os actos de prepotência e arrogância intoleráveis porque anti-democráticos, tal como é intolerável o clima de medo existente entre as autoridades públicas e os cidadãos».

«A nossa democracia está doente. Não há democracia plena enquanto os cidadãos não puderem confiar nela e na justiça. Os portugueses não confiam nem respeitam as instituições, como revelam muitos estudos. Desprezam, desvalorizam e desconfiam dos políticos e da política», acrescentou.

Rangel: «Com o PS não há credibilidade»

De acordo com Ferreira Leite, os políticos «têm agido de forma contrária ao que devem» e «mais grave do que não se saber a verdade das coisas é as pessoas terem-se conformado com isso, o que corresponde a uma das formas mais subtis de uma democracia se degenerar».

A social-democrata acusou ainda o PS de «tentar confundir os portugueses anunciando êxitos onde só há fracassos».

Assim, para Manuela Ferreira Leite, o PSD «é obviamente a esperança da alternativa, merecedor de confiança de muitos portugueses, porque é um partido estruturado que não procura o populismo».
Continue a ler esta notícia

Relacionados