Portagens electrónicas em estudo - TVI

Portagens electrónicas em estudo

Portagens nas auto-estradas

Mário Lino disse que sistema terá de ler a matricula dos veículos para evitar a instalação de cabinas

O ministro das Obras Públicas admitiu esta terça-feira que está a ser pensado um sistema electrónico para gerir a passagem de veículos nas portagens mas negou a criação de uma empresa pública para gerir as portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador.

«Queremos um sistema electrónico para gerir a passagem de veículos nas portagens sem cabinas», disse Mário Lino aos jornalistas, à saída da Comissão Parlamentar de Obras Públicas.

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações explicou que o sistema que está a ser pensado terá de ler electronicamente a matricula dos veículos que passam na zona de portagens, para evitar a instalação de cabinas de portageiros.

Mas, segundo Mário Lino, não está prevista a criação de nenhuma empresa para fazer a gestão da introdução de portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador (Scut).

«Não há nenhuma empresa para gerir as portagens», garantiu aos jornalistas. Quanto ao sistema electrónico que está em estudo, seria uma espécie de Via Verde mas não iria substituir este sistema em vigor e poderia ser aplicado a qualquer portagem.

HB
Continue a ler esta notícia