«Pedido de ajuda ultrapassa Governo de gestão» - TVI

«Pedido de ajuda ultrapassa Governo de gestão»

Pedro Silva Pereira salienta que Excutivo tudo fará para evitar este cenário

Relacionados
O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, disse esta quinta-feira que um pedido externa ao país está para além das competências do actual Executivo, depois da apresentação da demissão do primeiro-ministro, José Sócrates, na semana passada.

«Um pedido de ajuda externa ultrapassa as competências de um Governo de gestão», disse o governante na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros desta manhã, salientando que um eventual recurso ao fundo de estabilização europeu «envolve negociação das respectivas condições» e a «aprovação de um programa de medidas».

«É esse programa subjacente a um pedido de ajuda externa que ultrapassa as competências de um Governo de gestão», frisou.

Silva Pereira realçou, contudo, que «o Governo continua empenhado em lutar com todas as suas forças contra um cenário de ajuda externa» e a «tentar evitar esse cenário, que outros vêem com tanta simpatia», numa referência à oposição, que diz ter tornado mais frágil a capacidade do país se financiar juntos dos mercados, com o chumbo do Programa de Estabilidade e Crescimento 4.

Silva Pereira lembrou ainda as consequências de um pedido de ajuda externo: «Um afastamento do país dos quadros de financiamento internacional durante vários anos e também a adopção de um programa, que é um programa de austeridade muito mais exigente do que aquele que tem vindo a ser aplicado em Portugal, com consequências mais negativas para economia e para as condições de vida dos portugueses».
Continue a ler esta notícia

Relacionados