OE2012: PS só faz exigências após estudo interno - TVI

OE2012: PS só faz exigências após estudo interno

PS apela que Governo tenha humildade

Socialistas esperam que resultados cheguem nos próximos dias

Relacionados
O PS espera obter nos próximos dias resultados de um estudo interno que aferirá a natureza e dimensão do desvio orçamental deste ano e se há empolamento do Governo sobre os valores de receita necessária para 2012, noticia a Lusa.

Fonte da direcção da bancada socialista disse à agência Lusa que os resultados que forem alcançados por este grupo de trabalho serão «decisivos», quer em termos de base para eventuais conversações com o Governo, quer para a definição do sentido de voto do PS em relação à proposta de Orçamento do Estado para 2012.

Deste grupo de trabalho, além do vice-presidente da bancada do PS Pedro Nuno Santos, fazem também parte ex-membros do Governo como Pedro Silva Pereira e Pedro Marques e o deputado João Galamba.

Estes deputados estão a trabalhar em permanente ligação com a direcção nacional do PS, em primeiro lugar através do ex-secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, que, durante o Governo de maioria absoluta do PS, foi assessor de José Sócrates para as áreas económica e financeira.

No plano político, no início da próxima semana, o PS iniciará um conjunto de audições com parceiros sociais sobre o Orçamento do Estado para 2012, reunindo depois a sua Comissão Política Nacional, onde deverá então ser tomada a decisão sobre o sentido de voto face à proposta orçamental do executivo PSD/CDS.

Reflexo das crescentes dúvidas dos deputados socialistas em relação à ideia inicial de viabilizarem a proposta de Orçamento foi um e-mail hoje enviado a todos os elementos da bancada pelo ex-porta-voz do PS Vitalino Canas.

No início do mês, quando a bancada socialista debateu pela primeira vez a sua estratégia para o Orçamento, Vitalino Canas foi dos deputados que defendeu de forma mais clara a necessidade de o PS votar a favor ou abster-se, considerando que esse seria um sinal importante que o país transmitiria para o exterior.

No e-mail de hoje, segundo disseram deputados do PS à agência Lusa, Vitalino Canas refere-se ao conhecimento recente do teor da proposta de Orçamento do Governo e coloca de parte a ideia de um voto favorável.
Continue a ler esta notícia

Relacionados