Aeroporto: Governo vai basear-se no estudo do LNEC - TVI

Aeroporto: Governo vai basear-se no estudo do LNEC

  • Portugal Diário
  • 14 nov 2007, 13:59

Localização do novo aeroporto terá em conta o estudo imparcial do LNEC

Relacionados
O primeiro-ministro, José Sócrates, sublinhou hoje a independência técnica do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e afirmou que a decisão do Governo sobre a localização do novo aeroporto vai basear-se no estudo do LNEC, escreve a Lusa.

«A decisão do Governo [sobre a localização do novo aeroporto] basear-se-á no estudo do LNEC», afirmou o primeiro-ministro à margem de uma cerimónia realizada no âmbito do Programa e-escolas.

José Sócrates garantiu que a decisão do Governo sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa «está completamente em aberto, desde que pedimos ao LNEC para estudar as duas alternativas [Ota e Alcochete]».

Sócrates assegurou que o LNEC «não é sensível às pressões de ninguém, nem do Governo nem de quem tem interesses».

«Acho que é uma grande falta de sentido de Estado andar permanentemente a fazer julgamentos de intenções sobre instituições que tem autonomia técnica e independência face ao Governo», disse o primeiro-ministro, apontando como exemplo o LNEC, o Banco de Portugal e o INE.

O Governo deverá receber o estudo comparativo entre a OTA e Alcochete, do LNEC, no dia 12 de Dezembro, disse hoje o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, à margem do Fórum Transportes e Mobilidade, promovido pelo Diário Económico.

«Irei aguardar pelo seus resultados para depois decidir», afirmou o ministro, adiantando que o trabalho do LNEC «está a decorrer normalmente e irá ter em consideração todos os estudos entregues recentemente».

A polémica sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa estalou esta semana quando o presidente da Confederação da Indústria Portuguesa, Francisco Van Zeller, acusou o ministro das Obras Públicas de ter accionado uma «campanha desesperada» para destruir o estudo que aponta Alcochete como melhor opção para o novo aeroporto.

Francisco van Zeller, afirmou ter «informações privadas» de que o ministro Mário Lino «quereria avançar já para a decisão da Ota e, por isso, destruir o estudo» patrocinado pela CIP, que contabiliza poupanças de 3.000 milhões de euros no projecto do novo aeroporto, caso a opção seja Alcochete.

Van Zeller referia-se à «publicação programada» para três dias seguidos e em três jornais diferentes de notícias «dando conta de alegados erros» no capítulo das acessibilidades do estudo da CIP, com base num estudo da RAVE - a empresa encarregue dos estudos sobre a alta velocidade ferroviária.

O presidente do LNEC, Carlos Matias Ramos, disse, entretanto, que o LNEC não tem preocupações políticas, mas sim técnicas quanto ao estudo comparativo que terá que estar concluído dentro de um mês.

Carlos Matias Ramos adiantou que tanto os estudos da Rede Ferroviária de Alta Velocidade, que defende a Ota, como o da Confederação da Industria Portuguesa (CIP), que aponta para Alcochete, foram feitos por técnicos conceituados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados