Governo anuncia mais creches - TVI

Governo anuncia mais creches

Lisboa e Porto vão ter mais 75 creches e 760 salas para o pré-escolar

Relacionados
O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou esta quarta-feira, na Assembleia da República, uma nova fase do programa PARES, que prevê, a construção de mais 75 creches, para crianças até aos três anos, e mais 760 salas para o pré-escolar, para crianças até aos cinco anos.

A iniciativa do Governo irá criar mais 3850 lugares nas creches, um investimento de 37 milhões de euros, e mais 20 mil lugares no pré-escolar. Este investimento é feito nas áreas metropolitanas, uma vez que a cobertura nestes concelhos é inferior à média nacional. O investimento público é de cerca de «100 milhões de euros».

Governo avança com construção de creches

Infantários com horários alargados

Sócrates adiantou que, no que toca a estes investimentos no pré-escolar, o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), entre 2007 e 2013, «assegurará o financiamento de um terço das salas». No caso da região de Lisboa, que já não tem acesso a financiamento comunitário, Sócrates afirmou que o seu Governo recorrerá ao Orçamento do Estado e fará os investimentos em parceria com as autarquias abrangidas pelo projecto.

«Desta forma ficará garantida a cobertura a 100 por cento das crianças com cinco anos de idade em todo o país, incluindo as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto», advogou.

No final do debate, o primeiro-ministro afirmou, como razão que o levou a tomar esta medida, que viu uma reportagem sobre pais que esperavam por uma vaga para os filhos numa creche, na noite de passagem de ano.

«Não quero mais pais na noite de fim-de-ano à espera para inscrever o seu filho na creche», disse José Sócrates.
Continue a ler esta notícia

Relacionados