Bloco: Governo faz «ataque à mobilidades dos portugueses» - TVI

Bloco: Governo faz «ataque à mobilidades dos portugueses»

Metropolitano de Lisboa

Em causa o plano para reformular o sector dos trasportes urbanos

Relacionados
O Bloco de Esquerda (BE) considera que as propostas do grupo de trabalho nomeado pelo Governo para reformular o sector dos transportes urbanos «representam um ataque sem precedentes ao direito à mobilidade da população portuguesa».

Face à anunciada proposta de supressão de várias carreiras e ligações, bem como do fim do passe social, o grupo parlamentar do BE decidiu enviar, via Assembleia da República, uma carta a requerer ao Ministério da Economia e do Emprego «o Relatório do Grupo de Trabalho para a revisão da Rede de Transportes Públicos e do Sistema Tarifário» e «os estudos sobre os impactos socioeconómicos das alterações propostas no referido relatório e que o fundamentem».

Na missiva, enviada e assinada pela deputada Catarina Martins à agência Lusa, o BE solicita também os «estudos sobre os impactos na redução da despesa pública das alterações propostas no referido relatório» e os pareceres das autarquias e outras entidades consultadas para a elaboração do documento.

O Bloco considera que, «a ser verdade, a proposta do grupo de trabalho representa um ataque sem precedentes ao direito à mobilidade da população portuguesa e que penaliza mais as populações que mais necessitam de transporte colectivo».

Acabar com o transporte nocturno para os locais mais afastados do centro «é uma dupla penalização para quem tem menos recursos e se viu obrigado a morar nas periferias».
Continue a ler esta notícia

Relacionados