Cavaco:  combate ao aumento da pobreza é emergência - TVI

Cavaco: combate ao aumento da pobreza é emergência

Cavaco Silva

«É uma questão de dignidade humana, de permitir que cada português tenha o mínimo de dignidade nas condições de vida do seu dia-a-dia»

Relacionados
O Presidente da República, Cavaco Silva, desafiou este domingo os poderes públicos e a sociedade civil a assumirem como prioridade a resolução das situações de emergência social face ao aumento do desemprego e de novos tipos de pobreza.

«No nosso país, nos tempos que correm, a prioridade dos poderes públicos e da nossa sociedade civil não pode deixar de ir para os casos de emergência social. É uma questão de dignidade humana, de permitir que cada português tenha o mínimo de dignidade nas condições de vida do seu dia-a-dia», afirmou o Chefe de Estado, numa intervenção no Palácio da Bolsa, no Porto, de acordo com a Lusa.

Cavaco Silva, que falava na cerimónia de entrega do Prémio Manuel António da Mota, sublinhou os «tempos difíceis que correm, em que todos os dias as instituições de solidariedade social são confrontadas com solicitações em resultado do aumento substancial do número de desempregados no país, do aumento das situações de pobreza, de emergência dos novos pobres, de situações de carência alimentar e de reduções bruscas de rendimentos de algumas famílias, acompanhadas muitas vezes de excessos de endividamento».

O Chefe de Estado recordou ter lançado o Roteiro para a Inclusão Social, «para sensibilizar os portugueses para as injustiças, desigualdades e carências que existem no país» e mobilizá-los para a solidariedade e entreajuda.

«Nesses roteiros, procurei dar particular destaque às instituições de solidariedade social. Aquelas que no seu dia-a-dia ajudam milhares de portugueses dos sectores mais vulneráveis da nossa população: os idosos, as crianças e os deficientes, entre outros. Conheci os problemas dessas instituições, mas acima de tudo conheci o esforço que fazem para dar resposta às solicitações que lhes são formuladas», acrescentou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados