É com unanimidade que Jerónimo se mantém no cargo - TVI

É com unanimidade que Jerónimo se mantém no cargo

Depois da reeleito, o secretário-geral comunista avisa: «Ninguém peça ao PCP que deixe de ser o que é»

O Comité Central do PCP reelegeu Jerónimo de Sousa secretário-geral do partido. Uma reeleição conseguida com unanimidade, segundo foi anunciado este domingo durante o XIX Congresso comunista.

Secretário-geral do PCP desde 2004, Jerónimo de Sousa recebeu assim novo mandato para mais quatro anos no cargo, durante a reunião do Comité Central que decorreu na noite de sábado.

Já hoje, o secretário-geral do PCP lembrou que os comunistas não recusam o «diálogo» com outras forças mas disse que o partido não abdicar dos seus valores e que o PS se mantém comprometido com «a política de direita».

«Nós dizemos que não renunciamos à convergência, ao diálogo com forças e setores democráticas em tudo o que for bom para os trabalhadores, para o povo e para o país. Mas ninguém peça ou exija ao PCP que deixe de ser o que é, que deixe de falar verdade, que deixe de lutar por outra política, que rompa com estafada alternância».

Os delegados comunistas elegeram no sábado um novo Comité Central, com 152 elementos (menos quatro que o anterior). Assim que foi eleito, o Comité Central reuniu-se para eleger os órgãos executivos do partido, incluindo o secretário-geral.

Também os organismos executivos do PCP foram eleitos por unanimidade.

A Comissão Política eleita pelo novo Comité Central do PCP mantém os mesmos nomes de há quatro anos. Regista-se apenas uma nova entrada, de acordo com a lista divulgada no XIX Congresso dos comunistas.

Patrícia Machado, 34 anos, licenciada em animação socioeducativa, responsável pelas Organizações Regionais de Castelo Branco e da Guarda é a única nova dirigente na Comissão Política.

O Secretariado do Comité Central mantém também todos os elementos eleitos em 2008, também com uma única nova entrada, o ex-eurodeputado comunista Pedro Guerreiro.

Da Comissão Central de Controlo sai Abílio Fernandes, 70 anos, e entra Raimundo Cabral.
Continue a ler esta notícia