Guantanamo: Portugal espera pedido oficial - TVI

Guantanamo: Portugal espera pedido oficial

Prisão de Guantanamo, Cuba

Esta quinta-feira ficou acordada uma política comum entre os países da UE

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, revelou esta quinta-feira, no Luxemburgo, que Portugal está a aguardar um pedido oficial da administração norte-americana para recolher os detidos da base de Guantanamo, de acordo com o que noticia a agência Lusa.

Rui Pereira esteve numa reunião de ministros do Interior da União Europeia na qual se acordou uma política europeia comum em relação a Guantanamo. Como se trata de uma decisão que envolve o espaço Shengen, de livre circulação das pessoas, Rui Pereira, explicou que cada país que acolher os detidos, «obriga-se a informar os restantes membros, através de um mecanismo de informação que vai ser criado».

A decisão de acolher ou não os detidos de Guantanamo, de acordo com o que revelou o ministro, deverá ser abordada no encontro desta sexta-feira entre o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado e a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

«É prematuro fazer ou responder a questões como «quantos», «quando» e «como»» se vai processar o acolhimento de detidos», revela o ministro que destaca ainda estar à espera de um pedido oficial.
Continue a ler esta notícia