Manuel Alegre despede-se do Parlamento - TVI

Manuel Alegre despede-se do Parlamento

Manuel Alegre

Deputado esteve 34 anos na AR e foi eleito em todas as dez legislaturas a que concorreu

Relacionados
O deputado socialista Manuel Alegre despede-se, esta quinta-feira, do hemiciclo da Assembleia da República ao fim de 34 anos, no final de uma legislatura onde se constatou o afastamento do PS em algumas matérias, de acordo com o que noticia a agência Lusa.

O deputado desde a Constituinte e o parlamentar com mais anos em exercício de funções, Manuel Alegre foi sempre eleito nas dez legislaturas que decorreram desde 1976.

O socialista deixou marcas em momentos importantes, como, por exemplo, na redacção do Preâmbulo da Constituição.

Nas últimas três legislaturas, o deputado, poeta e um dos fundadores do Partido Socialista exerceu o cargo de vice-presidente da Assembleia da República.

Foi nos últimos quatro anos que se registou um maior afastamento das propostas apresentadas pelos socialistas. O culminar deste afastamento deu-se a 15 de Maio, quando Manuel Alegre comunicou a decisão de não voltar a integrar as listas do PS nas legislativas de 27 de Setembro, apesar de se manter no partido.

Há cerca de duas semanas, o deputado socialista disse que a «razão principal» da sua saída das listas do partido é a aprovação do Código de Trabalho que classificou como algo «muito negativo».

Nas recordações que leva dos 34 anos no Parlamento, «quase metade da vida», considera, salienta «com emoção» os momentos da «construção, da fundação da democracia na Assembleia Constituinte», os «primeiros momentos em que havia uma grande convicção e um grande idealismo», a sensação de que se estava «a construir um país novo, a fazer história».

A partir desta sexta-feira, Manuel Alegre revela que vai continuar a travar as batalhas que entender e que não vai ser «um político calculista».
Continue a ler esta notícia

Relacionados